A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) está trabalhando na elaboração do Currículo Referência do Ensino Médio e quer contar com a participação dos jovens na construção do documento.

Para isso, no per√≠odo de 11 a 24 de agosto, a SEE/MG, em regime de colabora√ß√£o com a Uni√£o Nacional dos Dirigentes Municipais de Educa√ß√£o de Minas Gerais (Undime-MG), est√° disponibilizando um question√°rio que deve ser respondido por alunos do 9¬ļ ano do ensino fundamental e do ensino m√©dio, das redes municipais, privada e estadual.

A ‚ÄúEscuta dos Estudantes‚ÄĚ √© uma das a√ß√Ķes realizadas em comemora√ß√£o a Semana Estadual das Juventudes e pretende que os alunos mineiros possam expressar seus sonhos, expectativas e serem tamb√©m protagonistas da constru√ß√£o do Novo Ensino M√©dio, como destaca a coordenadora de Etapa do Curr√≠culo Ensino M√©dio, Iara Viana.

‚ÄúHaver√° √™xito nesse processo se todos fizerem a sua parte ‚Äď as redes p√ļblicas estaduais, a rede privada de ensino, os estados e a Uni√£o. Precisamos cuidar do futuro, da implanta√ß√£o segura e inteligente do Novo Ensino M√©dio. E a import√Ęncia decisiva, nesse contexto, est√° na participa√ß√£o dos sujeitos jovens. Abrir esse di√°logo nesta semana em que se comemora de forma institucionalizada a Semana Nacional das Juventudes, reconhecendo a diversidade dessa parcela da popula√ß√£o mineira √© um reconhecimento desta secretaria e de toda equipe que tem constru√≠do o curr√≠culo refer√™ncia para o Ensino M√©dio de que o sujeito protagonista desta constru√ß√£o,deve ser os nossos estudantes desta etapa de ensino‚ÄĚ, afirma Iara Viana.

No formul√°rio, ¬†os jovens ir√£o encontrar perguntas como ‚Äúquais atividades n√£o podem faltar em uma escola bacana?‚ÄĚ, ‚ÄúQual o objetivo principal de uma escola que faria voc√™ aprender‚ÄĚ, entre outras. Toda as contribui√ß√Ķes ser√£o analisadas e incorporadas √† vers√£o final do Curr√≠culo Refer√™ncia do Ensino M√©dio. Acesse¬†AQUI¬†o formul√°rio.¬†

O Novo Ensino Médio está sendo construído por meio do Programa de Apoio à Implementação da Base Nacional Comum Curricular (PROBNCC). A partir dele, serão realizadas mudanças pedagógicas, no tempo e na estrutura do currículo dessa etapa da Educação Básica.

Atendendo √† Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Curr√≠culo Refer√™ncia do Ensino M√©dio ser√° composto pela Forma√ß√£o Geral B√°sica, que considerar√° as aprendizagens comuns e obrigat√≥rias que foram definidas pela BNCC, e os Itiner√°rios Formativos, parte do curr√≠culo em que ocorrer√° a escolha dos alunos em conte√ļdos que se relacionam com seus interesses.

Os Itinerários Formativos serão formados por componentes de aprofundamento nas quatro áreas de conhecimento: Matemática, Linguagens, Ciências Humanas e Ciências da Natureza e na formação técnica e profissional (separadamente ou integradamente), pelas aulas eletivas e pelas aulas de Projeto de Vida.

O objetivo da SEE/MG é que o Currículo Referência do Ensino Médio seja homologado pelo Conselho Estadual de Educação ainda este ano.

Semana Estadual das Juventudes

A Semana Estadual das Juventudes foi celebrada em Minas pela primeira vez em 2017. Instituída pela Lei 22.413, aprovada em 2016 na ALMG, a semana que foi pensada e projetada a partir de dados estatísticos, tem como objetivo estimular o debate sobre medidas de proteção aos jovens e fomenta uma atenção ampliada à alguns segmentos de jovens específicos, como negros(as), moradores das periferias e da zona rural.

Este ano, a Semana será realizada no período de 11 a 18 de agosto.

Fonte: educacao.mg.gov.br