A partir desta segunda-feira (18/5) professores e estudantes da rede estadual de ensino poder√£o acessar o aplicativo Conex√£o Escola.

A plataforma é uma das ferramentas do Regime de Estudo não Presencial ofertado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) neste momento de isolamento social causado pela pandemia da Covid-19.

Para que n√£o fique nenhuma d√ļvida quanto ao acesso no Conex√£o Escola, foram elaborados manuais de acesso e guias pr√°ticos para alunos e professores.¬†

O professor

O primeiro passo é baixar o aplicativo. Para isso, é necessário acessar a Play Store, pesquisar pelo Conexão Escola desenvolvido pela Prodemge e clicar em instalar. Em seu login, o professor deverá digitar seu CPF - sem ponto e traço. A senha é a mesma utilizada no sistema Diário Escolar Digital (DED).

O educador dever√° ficar atento a tr√™s situa√ß√Ķes que podem ocasionar restri√ß√£o de acesso. O primeiro √© se aparecer uma mensagem que informa que h√° pend√™ncia na aloca√ß√£o no quadro de hor√°rios. Neste caso, √© necess√°rio entrar em contato com o diretor da escola e solicitar que ele conclua a aloca√ß√£o do professor no quadro de hor√°rios.

O segundo caso, √© se o professor j√° usou o DED e quando digita a senha no Conex√£o Escola aparece ‚Äúusu√°rio invalido‚ÄĚ. A orienta√ß√£o da SEE √© que o educador tente acessar o DED para verificar se a senha est√° correta. Caso n√£o consiga, ser√° necess√°rio redefinir a senha de acesso na tela inicial do Di√°rio Eletr√īnico Escolar, clicando em ‚Äúesqueci minha senha‚ÄĚ.

Por fim, o professor que ainda não acessou o DED e necessita criar uma senha de acesso deverá entrar em contato com o diretor da escola e solicitar que o gestor o cadastre no Sistema Mineiro de Administração Escolar (Simade). O sistema encaminhará um link para o e-mail, informado no cadastro do educador, para que seja definida a senha de acesso. Vale lembrar que a senha deve ter, no máximo, nove caracteres.

O estudante

Para baixar o aplicativo, o aluno dever√° seguir o mesmo passo a passo dos professores, que √© acessar a Play Store, pesquisar pelo Conex√£o Escola desenvolvido pela Prodemge e clicar em instalar. O usu√°rio ser√° o n√ļmero de matr√≠cula do Simade e a senha ser√° a data de nascimento. Para consultar o n√ļmero de matr√≠cula, o estudante deve utilizar o link de recupera√ß√£o de usu√°rio.

Caso apare√ßa a mensagem ‚Äúusu√°rio inv√°lido‚ÄĚ √© necess√°rio que o aluno entre em contato com a escola, por e-mail, para saber se a data de nascimento est√° correta no cadastro da escola e se sua enturma√ß√£o est√° correta.

Para saber o e-mail da escola CLIQUE AQUI

Aplicativo

No Conexão Escola, o aluno terá acesso às teleaulas do Programa Se Liga na Educação exibido na Rede Minas, aos slides apresentados nessas aulas e aos Planos de Estudos Tutorados (PETs). Além disso, em breve, no aplicativo será possível o contato entre professor e aluno por meio de um chat de conversas.

A conex√£o do perfil do aluno com a rede para utilizar o aplicativo ser√° custeada pelo Governo de Minas.