N√ļcleos s√£o respons√°veis pela gest√£o tecnol√≥gica nas SREs e escolas estaduais.

Resultado da troca de experi√™ncias e conversas com as Superintend√™ncias Regionais de Ensino (SREs), a Secretaria de Estado de Educa√ß√£o de Minas Gerais (SEE/MG) publicou, no Di√°rio Oficial de Minas Gerais do √ļltimo s√°bado (9/5), a¬†Resolu√ß√£o SEE n¬ļ 4.327/2020. O documento estabelece diretrizes, atribui√ß√Ķes e vincula√ß√£o dos N√ļcleos de Tecnologias Educacionais (NTEs), al√©m de definir as atribui√ß√Ķes das fun√ß√Ķes de seus membros.

Com a publica√ß√£o, o NTE passa a ser vinculado diretamente ao gabinete da Superintend√™ncia Regional de Ensino, o que representa um novo enfoque de atua√ß√£o das unidades. Os NTEs s√£o respons√°veis pela gest√£o tecnol√≥gica nas regionais e nas escolas estaduais e neles devem atuar servidores respons√°veis por suporte t√©cnico e pedag√≥gico, profissionais que oferecem forma√ß√Ķes continuadas aos educadores para apropria√ß√£o e uso das tecnologias.

De acordo com a Resolu√ß√£o, a composi√ß√£o da equipe NTE ser√° de, no m√≠nimo, tr√™s servidores, quantitativo exigido pelo Minist√©rio da Educa√ß√£o (MEC). Todos os N√ļcleos dever√£o contar com um coordenador, um t√©cnico de suporte e um t√©cnico pedag√≥gico. Al√©m disso, o documento determina que as regionais dever√£o, gradativamente, adequar o quadro de servidores do NTE para, no m√≠nimo, cinco, de acordo com as frentes de trabalho.

N√ļcleo de Tecnologia Educacional

Os NTEs devem fomentar a utilização intensiva das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) tendo como objetivo a melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem dos estudantes, manter o parque tecnológico das escolas e SREs em funcionamento adequado, além de atender às secretarias municipais de educação no que diz respeito à implementação e uso das TDIC.