Iniciativa será realizada durante o período de suspensão das aulas devido à pandemia da Covid-19 e contará com Plano de Estudo Tutorado (PET) e Programa de TV realizado em parceria com a Rede Minas

A pandemia do Covid-19 e o cenário extraordinário de isolamento social trouxe para o mundo a necessidade de adotar medidas excepcionais e na Educação não é diferente. Tendo em mente a necessidade da continuidade aos estudos em tempos de crise e como forma de garantir que não haja interrupção total das atividades escolares, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) elaborou o Regime de Estudo não Presencial para alunos da rede estadual de ensino.

"Sabemos que nada substitui a rela√ß√£o presencial entre aluno e professor, mas no momento em que a gente v√™ que essa rela√ß√£o n√£o pode ser de contato pr√≥ximo, a SEE tem a responsabilidades de apresentar algo que tente minimizar os riscos tanto para a vida dos servidores e alunos, quanto para a aprendizagem‚ÄĚ, afirmou a secret√°ria de Estado de Educa√ß√£o, Julia Sant‚ÄôAnna, durante reuni√£o na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizada na √ļltima quarta-feira (15/4).

A iniciativa ter√° tr√™s frentes de atua√ß√£o: Plano de Estudo Tutorado (PET), programa de TV ‚ÄúSe Liga na Educa√ß√£o‚ÄĚ e um refor√ßo na dissemina√ß√£o das informa√ß√Ķes no site e redes sociais da SEE. Todas as frentes foram pensadas de modo a garantir o m√°ximo de inclus√£o e participa√ß√£o dos estudantes das escolas estaduais. As atividades ser√£o realizadas a dist√Ęncia e as unidades escolares continuar√£o fechadas.

Iniciativas

O PET consiste em apostilas mensais de orienta√ß√£o de estudo e atividades por ano de escolaridade (1¬ļ ao 9¬ļ ano do ensino fundamental e 1¬ļ ao 3¬ļ ano do ensino m√©dio). Os conte√ļdos foram baseados no Curr√≠culo Refer√™ncia de Minas Gerais (CRMG) e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A distribui√ß√£o ser√° prioritariamente por meios virtuais (site da SEE, e-mail e WhatsApp dos pais cadastrados nas escolas, entre outros) e ter√° in√≠cio no dia 4 de maio.

Para aqueles alunos que n√£o t√™m acesso √† internet, as escolas e Superintend√™ncias Regionais de Ensino (SREs) identificar√£o a melhor forma de distribui√ß√£o do material, sempre levando em considera√ß√£o todas as orienta√ß√Ķes de preven√ß√£o ao Covid-19 determinadas pela Secretaria de Estado de Sa√ļde (SES).

‚ÄúA nossa principal preocupa√ß√£o √© o acesso e como garantir o recebimento e utiliza√ß√£o desse material pelos professores e alunos. Estamos bastante otimistas sobre as distintas estrat√©gias de cobertura‚ÄĚ, explicou Julia Sant‚ÄôAnna.

Em parceria com a Rede Minas de Televis√£o ser√° ofertado o ‚ÄúSe Liga na Educa√ß√£o‚ÄĚ. O programa ser√° transmitido de segunda a sexta-feira, sempre de 7h30 as 12h30. Nele, ser√£o apresentados os conte√ļdos que, geralmente, os estudantes t√™m mais dificuldades. Al√©m de debates espec√≠ficos sobre o Exame Nacional do Ensino M√©dio (Enem).

Ser√£o quatro horas de aulas gravadas (7h30 √†s 11h30), al√©m de uma hora (11h30 √†s 12h30) ao vivo onde os estudantes poder√£o interagir, por meio das redes sociais, WhatsApp e telefone, com os professores no est√ļdio. A previs√£o √© que o primeiro programa v√° ao ar no dia 11 de maio.

O site e rede sociais da SEE tamb√©m ganhar√£o um refor√ßo especial. Em um espa√ßo dedicado apenas para a iniciativa, a comunidade escolar poder√° acessar os PETs, al√©m de perguntas e respostas que poder√£o ajudar a esclarecer d√ļvidas sobre o uso das ferramentas e materiais que ser√£o disponibilizados para alunos, professores e diretores. Tamb√©m ser√° poss√≠vel acessar toda programa√ß√£o do ‚ÄúSe Liga na Educa√ß√£o‚ÄĚ.

A elabora√ß√£o de todas ferramentas e conte√ļdos do Regime de Estudo n√£o Presencial contou com a contribui√ß√£o de diversas institui√ß√Ķes e √≥rg√£os envolvidos na educa√ß√£o de Minas Gerais e com o apoio de professores das redes estadual e municipais, al√©m de representantes ind√≠genas e quilombolas e de parlamentares.

Para proporcionar o máximo de inclusão, todo o material foi adaptado para atender os alunos da rede que possuem alguma deficiência física. Eles terão acesso à teleaulas em Libras e os PETs serão disponibilizados também em Braile.

Acesso
Minas Gerais √© um estado muito diverso e pensando nas diferen√ßas regionais e sociais a Secretaria desenvolveu algumas estrat√©gias que pretendem garantir o m√°ximo de acesso dos alunos aos conte√ļdos do Regime de Estudos N√£o Presencial.

O programa de TV "Se liga na Educa√ß√£o" ser√° transmitido em canal aberto e no canal da Educa√ß√£o no Youtube e na p√°gina da Rede Minas. Al√©m disso, a Secretaria intensificou o fluxo de comunica√ß√£o entre as Superintend√™ncias Regionais de Ensino (SREs ) e os diretores das escolas estaduais e orientou as regionais para que elas auxiliem na log√≠stica de entrega dos PETs sempre levando em considera√ß√£o as medidas de seguran√ßa impostas pela Secretaria de Estado de Sa√ļde.

Rede Minas
A Rede Minas √© uma rede de televis√£o brasileira de cunho cultural e educativo. A emissora est√° no ar no canal 17 UHF ou 9.1 (HD) e 9.2 (SD); Net 20 e Net HD 520; Oi 09; One Seg (para celulares e port√°teis) 9.3 e atrav√©s do sat√©lite Brasilsat C2 para a Am√©rica Latina. O conte√ļdo tamb√©m √© dispon√≠vel ao p√ļblico pela Internet, por meio do site da emissora¬†www.redeminas.tv¬†e do aplicativo (redeminas.tv/aplicativoRedeMinas).

A Rede Minas está presente em 186 municípios, e a expectativa da SEE é que a programação chegue a cerca de 1 milhão alunos da rede. Além disso, segundo a Diretoria Técnica da emissora, existem hoje no Brasil cerca de 20.000.000 de antenas parabólicas que podem receber o sinal da Rede Minas via satélite.