A partir desta quinta-feira (02/01) os candidatos que fizeram as provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) e solicitaram retirar o certificado ou declaração de proficiência do Ensino Fundamental e do Ensino Médio pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais podem procurar uma das 53 escolas estaduais credenciadas para emitir os documentos.
Todas as Superintendências Regionais de Ensino (SREs) tem, pelo menos, uma escola credenciada.
No ato do requerimento, a escola informará o prazo de entrega do certificado. O requerimento deverá ser feito pessoalmente.
Para solicitar a certificação ou a declaração de proficiência é necessário que o candidato apresente original e cópia da Carteira de Identidade, CPF e conta de energia. Também é necessário que o interessado apresente os resultados das provas, que devem ser impressos na Página do Participante do Encceja.
Acesse AQUI a lista com as escolas credenciadas ou AQUI para mais informações.
Documentos necessários
O participante deverá apresentar os seguintes documentos (originais e correspondentes cópias) para solicitar o certificado de conclusão ou a declaração de aprovação em área(s) de conhecimento:
CPF;
Carteira de identidade;
Comprovante de endereço (Conta de energia elétrica ou conta de operadora de abastecimento de água/esgoto).
Relatório impresso, retirado no site do Inep com as notas obtidas;
Certificado de conclusão de componente(s) curricular(es) ou área(s) de conhecimento, concluído(s) por meio de cursos ou exames, em caso de aproveitamento de estudos.
O exame
O Encceja é uma iniciativa do Governo Federal direcionada aos jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada para cada nível de ensino. A participação é voluntária e gratuita, mas existe uma idade mínima exigida. Quem visa à certificação de conclusão do ensino fundamental precisa ter 15 anos completos na data de realização do exame. Já os que pretendem a certificação de conclusão do ensino médio devem ter 18 anos completos.
Fonte: http://www2.educacao.mg.gov.br/