A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) inicia, nesta quarta-feira (30/10), o III Ciclo de Webconferências sobre o Currículo Referência de Minas Gerais. Até o dia 14 de novembro, sempre às 16 horas, serão debatidos temas específicos sobre a Educação Infantil e os componentes curriculares do Ensino Fundamental.

Podem participar das formações educadores da rede estadual, das redes municipais, além de professores de escolas particulares já que o Currículo Referência abrange todas as instituições de ensino do estado. As discussões serão baseadas nas sugestões e considerações dos próprios profissionais das redes. A primeira webconferência será transmitida nesta quarta-feira (30/10) e tem como tema “Os saberes da Educação Física Escolar: dimensões do conhecimento”. Já na quinta-feira (31/10) será discutido o tema “Língua Portuguesa: Multiletramento, multiculturalismo e multimodalidade”. Na sexta-feira (1/11) será a vez de falar sobre “A importância da oralidade na Língua Inglesa”.

As webconferências ficarão gravadas e poderão ser assistidas, novamente clicando ► AQUI

Confira o cronograma completo clicando ► AQUI

Ciclos de Webconferências

As webconferências têm por objetivo apresentar aos profissionais da educação os componentes do Currículo Referência de Minas Gerais. O I Ciclo foi realizado no período de 14 a 30 de maio. Já o II Ciclo aconteceu no período de 13 a 28 de junho.

Currículo

O Currículo Referência de Minas Gerais para o Ensino Infantil e o Ensino Fundamental é resultado de um ano de intenso trabalho em regime de colaboração entre a SEE/MG e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, Seccional Minas Gerais (Undime-MG). Ele foi homologado no final do ano passado.

O documento foi elaborado a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e é o resultado da revisão dos currículos de todas as redes educacionais mineiras. O ano de 2019 será de transição e dedicado à formação dos profissionais da educação e estudo do Currículo Referência. Já em 2020 ele estará efetivamente nas escolas.

Fonte: http://www2.educacao.mg.gov.br