Resultados das avaliações auxiliam no aprimoramento de políticas educacionais.

Entre os dias 28 de outubro e 08 de novembro, a atenção das escolas mineiras estará voltada para a aplicação das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). A avaliação do Ministério da Educação é o principal instrumento de diagnóstico da qualidade educação básica. A combinação de notas do exame, em conjunto com os dados de fluxo (aprovação, reprovação, abandono), resultarão no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Os resultados do Saeb refletem os níveis de aprendizagem dos estudantes e é um importante diagnóstico da política educacional, como ressalta a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Geniana Faria. “O Saeb é uma importante ação que nos permite conhecer a realidade educacional de cada uma das escolas e aprimorar ou até mesmo propor políticas públicas mais assertivas baseadas em evidências”.

As provas serão aplicadas aos estudantes do 5º e 9º ano do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio. As avaliações contemplaram as disciplinas de língua portuguesa e matemática. Para os alunos do 2º ano do ensino fundamental a aplicação será de forma amostral.

Mobilização

Segundo Geniana Faria, é importante que os professores mobilizem e discutam com os estudantes a importância de participar da prova. Para que o estado tenha o resultado divulgado é preciso garantir a participação mínima de 80% dos estudantes informados no Censo Escolar 2019 em cada etapa de ensino avaliada.

Sistema de Avaliação da Educação Básica

O Saeb é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) desde 1990 e tem como objetivo avaliar a qualidade, a equidade e a eficiência da educação básica brasileira.

 

 

Rua Congonhas, 675 - Santo Antônio
Belo Horizonte - Minas Gerais
CEP: 30.330-100