Capacitação é direcionada para diretores e especialistas das escolas das 17 Superintendências Regionais de Ensino que desenvolverão as iniciativas no ensino fundamental.

Teve início nesta segunda-feira (21/10) uma série de formações de diretores e especialistas das 258 escolas que desenvolverão as ações e iniciativas específicas do Programa Gestão pela Aprendizagem no ensino fundamental. Os treinamentos são realizados em parceria com a Fundação de Desenvolvimento Gerencial (FDG), criadora da metodologia Gestão Integrada da Educação Avançada (GIDE Avançada), que norteia o programa, nesta etapa da educação básica, e prevê o direcionamento de esforços e recursos da escola em metas e ações para melhorias de seus resultados e processos.

A capacitação, nesta semana, será para gestores escolares das unidades das Superintendências Regionais de Ensino (SREs) de Curvelo, Barbacena, Metropolitana A, Ouro Preto, além de Sete Lagoas e acontecerá nas respectivas sedes. Entre os dias 29 e 31 de outubro, serão as formações nas SREs Metropolitana C, Uberlândia e Conselheiro Lafaiete. A partir de novembro, o cronograma de treinamentos compreende as SREs Metropolitana B, Ubá, Poços de Caldas, Pará de Minas, Divinópolis, São João Del Rei, Juiz de Fora e Pouso Alegre.

Encontro de formação

Na SRE Metropolitana A, 31 escolas vão participar da iniciativa e, no encontro de hoje, o diretor e o especialista de cada unidade escolar tiveram a oportunidade de aprender sobre metodologias de gestão e organização. Entre as atividades estavam apresentação e estudos de casos, caderno de exercícios e trabalhos em grupo.

O diretor da Escola Estadual Afonso Pena, Orlando Almeida, já tinha ouvido falar nas metodologias ensinadas na formação e está otimista com o programa em sua escola. “Esse programa é muito importante para nós, gestores. Acho que é uma mudança grande para o Estado e os resultados vão aparecer. Então essa capacitação facilita muito e esse apoio da Secretaria de Educação junto com a FDG vai alavancar os índices da nossa escola”, disse.

A analista educacional Fernanda Amaral é coordenadora da GIDE Avançada na SRE Metropolitana A e acredita que as formações são essenciais para que o Programa seja efetivo nas escolas. “É uma metodologia que leva os gestores a fazerem o diagnóstico de suas realidades, de seus problemas e desafios. Pensar em soluções viáveis com os recursos que eles têm, além do estabelecimento de metas executáveis e de prazos a serem cumpridos. Além disso, há também a implementação do programa 5S, que busca um melhor ambiente escolar para profissionais e estudantes”, explicou Fernanda.

A coordenadora de projetos da FDG, Carolina Mendes, explica que a formação está apenas no início e que, ao longo de 2020, haverá muitos encontros entre monitores da instituição e gestores escolares, inclusive dentro da própria escola. “As primeiras capacitações serão com foco no diagnóstico que os gestores precisam fazer e no que precisa ser realizado. A partir do próximo ano, serão diversos encontros presenciais para orientar e fortalecer ainda mais a implementação do programa”, destacou Carolina.

Para saber mais sobre a ampliação do programa Gestão Pela Aprendizagem para o Ensino Fundamental, clique AQUI.

 

Fonte: http://www2.educacao.mg.gov.br

 

 

Rua Congonhas, 675 - Santo Antônio
Belo Horizonte - Minas Gerais
CEP: 30.330-100