As atividades são realizadas no horário mais adequado ao participante, respeitando os prazos finais estabelecidos no cronograma do curso, e são de diferentes naturezas.
.: OBJETIVOS :.
- Compreender as práticas de letramento como práticas culturais, presentes no nosso dia a dia, histórica e socialmente contextualizadas, vinculadas às diversas esferas da vida social.
- Perceber as possibilidades de transposição didática de tais práticas para o trabalho com leitura, escrita, oralidade e conhecimentos linguísticos em Língua Portuguesa na escola.
- Elaborar um projeto de práticas de letramento para ser realizado em sala de aula.
.: PROGRAMA :.
O curso é composto por seis módulos, cinco de duas semanas cada, e o último de quatro semanas, organizados da seguinte maneira:
Módulo 1: Reconhecendo o terreno
Unidade 1: Companheiros de Caminhada
Unidade 2: Caminhos que a escrita traçou
Módulo 2: Um passeio pela teoria: práticas de letramentos e multiletramentos
Unidade 1: Expedição temática: mas, afinal, o que é letramento?
Unidade 2: Aventurando-se por outros gêneros, esferas e suportes
Módulo 3: Estreitando distâncias com a escola
Unidade 1: Letramentos e transposição didática: da cultura para a sala de aula
Unidade 2: De olho na prática I
Módulo 4: Na estrada: possíveis caminhos
Unidade 1: De olho na prática II
Unidade 2: Refletindo sobre sequências didáticas
Módulo 5: Várias rotas e uma só linha de chegada
Unidade 1: Ainda analisando projetos e aprendendo
Unidade 2: Caminhando para o projeto coletivo final
Módulo 6: Atingindo a reta final
Saiba mais clicando AQUI