Toda escola possui o desejo de desenvolver um bom currículo e atividades que façam a diferença aos seus estudantes. Os diretores escolares, vice-diretores, especialistas da educação básica, professores e todos os profissionais da educação possuem um objetivo comum: a aprendizagem dos estudantes e sua formação integral.

A escola é o espaço focal para assegurarmos o desenvolvimento integral do estudante em sua dimensão intelectual, física, emocional, social e cultural. Essa formação integral demanda uma proposta pedagógica integradora, onde componentes curriculares e campos integradores articulem-se de forma a garantir ao estudante o seu direito de aprender a conhecer, aprender a ser, aprender a fazer e aprender a viver, propostos pela Comissão Internacional sobre Educação da UNESCO.  O esforço para planejar, organizar e executar atividades interdisciplinares e projetos educacionais é primordial para uma Educação Integral de excelência. E o seu desenvolvimento deve estar estruturado com foco na formação de sujeitos críticos, autônomos e responsáveis. Este documento apresenta as diretrizes pedagógicas para desenvolvermos a educação integral que almejamos, comprometida com o conhecimento e com aprendizagem relevante e transformadora dos nossos estudantes.

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