Conforme definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), a Base deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil.

No dia 08 de maio, ocorreu, das 13h30 ás 16h30hs, no auditório da SRE Metropolitana A, a reunião de apresentação para os(as) especialistas das escolas e profissionais das Secretaria Municipais de Educação que atuam na educação infantil e no ensino fundamental das escolas da nossa circunscrição, para apresentação do Currículo Referência de Minas Gerais. A condução da reunião foi feita pela equipe da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais e representantes da UNDIME que acompanharam todo o processo do pareamento das matrizes curriculares do CBC - Conteúdo Básico Comum Curricular para a BNCC - Base Nacional Comum Curricular que resultou no Currículo Referência de Minas Gerais.
 
 
Além da apresentação das etapas percorridas até chegar a versão final do Currículo Minas, ocorridas em 2018, as palestrantes também apresentaram como a estrutura do Currículo Minas, desde os textos introdutórios até chegar aos objetivos de aprendizagem da educação infantil e do ensino fundamental sinalizando como reconhecer esses objetivos descritos no documento norteador. Também foram sinalizada as etapas de formação de docentes para o ano de 2019, que se dará em encontros presenciais, em cursos à distancia e também teletransmitidos. No anexo tem as datas do I Ciclo de web conferências. Essa reunião, organizada pela Diretoria Educacional - DIRE, atendendo à demanda dos(as) especialistas das escolas estaduais.
 
 
A Base estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica. Orientada pelos princípios éticos, políticos e estéticos traçados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, a Base soma-se aos propósitos que direcionam a educação brasileira para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
 

Saiba mais clicando AQUI

 

 

Rua Congonhas, 675 - Santo Antônio
Belo Horizonte - Minas Gerais
CEP: 30.330-100