A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE) está com inscrições abertas para os cursos de capacitação continuada para professores das redes públicas de ensino na área de deficiência visual.

Por meio da Diretoria de Educação Especial, a SEE, com a oferta desta formação, tem o objetivo de auxiliar os educadores no processo de ensino e aprendizagem de alunos cegos, de baixa visão ou com outros tipos de deficiência visual.

Divididos em 11 temas, os cursos têm duração de 40 a 120 horas e serão ministrados durante todo o ano de 2019 nos Centros de Apoio Pedagógico às Pessoas com Deficiência Visual (CAPs) de todo o Estado, ou seja, nos municípios de Belo Horizonte, Governador Valadares, Januária, Montes Claros, Patos de Minas, Três Corações e Uberaba. As datas de início e encerramento das capacitações devem ser consultadas em cada CAP, onde as inscrições são realizadas.

Entre as opções estão o “Sistema Braille”: o curso conta com 80 horas de duração e tem o objetivo de ensinar ao educador o sistema de escrita tátil utilizado por pessoas cegas ou de baixa visão. Já o curso “Tecnologia Assistiva para a Deficiência Visual” dura 40 horas e proporciona o conhecimento de recursos e softwares de tecnologia assistiva.

Outro curso disponível é o “Código Matemático Unificado”, que também tem 40 horas de duração e capacita o educador para o ensino da matemática para alunos cegos ou com outras deficiências visuais por meio de uso dos símbolos fundamentais em Braille empregados no Código Matemático Unificado. Para se inscrever nesta capacitação é necessário ter o curso de Sistema Braille.

Confira a lista de todos os cursos disponíveis e os endereços e telefones dos CAPs clicando AQUI.

CAPS
Os Centros de Apoio Pedagógico às Pessoas com Deficiência Visual (CAPs) têm como finalidade capacitar professores das redes pública e privada e orientar escolas, estudantes e familiares para garantir o acesso ao conteúdo programático desenvolvido nas instituições de ensino de qualquer rede.

Os CAPs também têm como objetivo garantir a pessoas cegas ou com baixa visão o acesso à literatura, pesquisa e cultura por meio da utilização de equipamentos da moderna tecnologia, da impressão do livro em Braille, formato Mecdaisy, áudio, livro ampliado, entre outros. Os centros também atendem as Superintendências Regionais de Ensino (SREs) na área de capacitação e produção de material.

 

 

Fonte: http://www2.educacao.mg.gov.br

 

 

Rua Congonhas, 675 - Santo Antônio
Belo Horizonte - Minas Gerais
CEP: 30.330-100