O Minas Esportiva/JEMG constitui uma ação do Governo de Minas Gerais, realizado por meio da Secretaria de Estado de Esportes e da Secretaria de Estado de Educação. A execução da competição é de responsabilidade da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (FEEMG).

O Minas Esportiva/Jogos Escolares de Minas Gerais − JEMG/2018 indica os representantes do Estado para os Jogos Escolares da Juventude e para as Paralimpíadas Escolares.

Terminou a etapa microrregional do JEMG/2018 em Santa Bárbara . No período de 8 a 12 de maio, 27 escolas, representando 11 municípios da região disputaram uma vaga para a etapa regional nas modalidades de futsal, handebol, vôlei e xadrez. Os campeões de cada módulo e naipe nas modalidades coletivas e os 4 primeiros colocados no xadrez irão disputar a etapa regional em Arcos, no período de 25 a 30 de junho. Os Jogos acontecem em 4 etapas (municipal, microrregional, regional e estadual), em dois módulos. Módulo I, com alunos de 12 a 14 anos e Módulo II, de 15 a 17 anos.