Vozes da Resistência: Histórias que Inspiram - 2ª Edição

 

No dia 14 de julho de 2025 aconteceu a segunda edição do evento “Vozes da Resistência: Histórias que Inspiram” no auditório da SRE Metropolitana A.

O evento tem como objetivo contribuir para o letramento racial dos servidores da rede, além de incentivar o fortalecimento de uma educação antirracista em nossas escolas.

Após a fala de abertura de Norma Lopes, Diretora Pedagógica da SRE Metropolitana A, as apresentações da manhã ficaram por conta das analistas e organizadoras do evento: Camila Figueiredo e Rayanne Jovianno. Rayanne sensibilizou os servidores sobre o tema, sua importância e compartilhou conceitos importantes para se pensar a educação para a equidade racial.

Além disso, discorreu sobre Práticas Antirracistas nas escolas, destacando os cuidados que são fundamentais na elaboração de boas práticas, que não reproduzam estereótipos ou preconceitos, ainda que sem intenção.

Em seguida, Camila Figueiredo apresentou a PNEERQ (Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola) em vigor no estado de Minas Gerais desde o segundo semestre de 2024.

Nessa apresentação, foi destacada a importância da PNEERQ para a construção de uma educação antirracista, além de os objetivos que temos ao implantá-la em nossas escolas de, cada vez mais, construir uma educação inclusiva.

Fechando o turno da manhã, Felipe Malacco discorreu sobre os caminhos para a efetivação da Lei nº10.639/03 e o ensino de História da África.

Felipe é graduado, mestre e doutor em História, especialista em História da África e, atualmente, professor adjunto da Universidade Federal Fluminense. Em sua apresentação trouxe várias sugestões, novas formas de se olhar para o tema, além de uma vasta bibliografia que pode ser consultada pelos participantes.

Abrindo o turno da tarde, Matheus Lobo e Luisa Nonato, compartilharam um pouco da história e atuação do Movimento Seu Vizinho no Aglomerado da Serra.

Mais que um bloco, o Seu Vizinho desenvolve diversas atividades, oficinas e eventos com caráter tanto educacional quanto cultural. Luisa é doutoranda em Educação pela UFMG e gerente de projetos do grupo e Matheus, além de músico, é cofundador do Seu Vizinho e diretor executivo. Tendo a Serra como local de atuação, o Seu Vizinho consegue contribuir muito positivamente com vários estudantes da nossa regional.

Impactando e emocionando os participantes, Tainá Evaristo e Bruno Moraes, ex-alunos da EE Pedro II enriqueceram o evento com suas falas. Tainá é graduanda em Design e Bruno é graduado em ciências sociais pela PUC, atualmente atua na rede estadual de ensino como professor de sociologia.

Ambos apresentaram suas trajetórias acadêmicas, o desenvolvimento de suas identidades e como o tema das relações étnico-raciais surgiu e tomou um lugar de destaque em suas vidas pessoais e profissionais.

Encerrando o evento, Denilson Tourinho teve a valorização da cultura negra como tema, destacando a importância dos saberes tradicionais, da oralidade, da arte, além de apresentar formas de trabalhar esses temas no contexto escolar.

Denilson é mestre e doutorando em Educação pela UFMG, além de ator, curador e idealizador do Prêmio Leda Maria Martins. Foi contemplado pelo 2º Prêmio Educar para a Igualdade Racial, com projeto desenvolvido em uma escola da rede.

A 2ª edição do evento Vozes da Resistência: Histórias que Inspiram, marca o início de uma tradição e do esforço da Superintendência em tornar a educação para as relações raciais e o compromisso com a educação antirracista em nossas escolas. Como sugere o nome do evento, nosso desejo é de que cada vez mais vozes sejam escutadas e que essas vozes da resistência inspirem cada vez mais pessoas.

Clique e veja também no Instagram da SRE-A.

 

 


Publicado em: 18/07/2025

 

 

 

 

Rua Congonhas, 675 - Santo Antônio
Belo Horizonte - Minas Gerais
CEP: 30.330-100