O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), implementou durante o ano de 2024 diversas ações eficientes a fim de melhorar ainda mais a rede de ensino mineira.
Como reflexo disso, dois projetos inovadores desenvolvidos pela SEE/MG foram premiados no 8º Prêmio Inova Minas Gerais, realizado na manhã desta terça-feira (17/12) no auditório da Fundação João Pinheiro, em Belo Horizonte.
O projeto “TÔAQUI? Boletim Escolar Digital”, sistema que permite os estudantes e responsáveis consultarem notas e frequências do bimestre por meio do aplicativo MG App ou no portal cidadao.mg.gov.br, foi premiado em duas categorias. Recebeu o primeiro lugar na categoria Iniciativas Implementadas de Sucesso e em terceiro lugar na categoria de Votação Popular.
Já o “Portal de Dados da Educação” (dados.educacao.mg.gov.br), que reúne informações sobre a rede estadual de ensino, levou o primeiro lugar da Votação Popular, que recebeu o selo “O Estado Sabe Ouvir”, também na categoria Iniciativas Implementadas de Sucesso.
“O Dados.Educacao nasceu de uma necessidade das escolas terem acesso a dados dos estudantes de forma fácil, com qualidade e consistência para que elas pudessem tomar decisões pedagógicas que façam sentido e acompanhar os resultados. O portal já impacta muito a educação mineira, hoje é muito mais fácil para a escola monitorar a frequência do estudante, atuando também de forma preventiva” afirma o assessor-chefe de Inovação da SEE, Magno Peluso.
A cerimônia de premiação foi transmitida ao vivo pelo canal da Seplag-MG no YouTube. O vídeo do evento está disponível neste link.
Sobre os Projetos
O portal dados.educacao.mg.gov.br centraliza e atualiza diariamente informações de mais de 1,6 milhão de estudantes, abrangendo mais de 3.400 escolas e 47 regionais, além do órgão central. Com 21 painéis e dashboards, a plataforma oferece acesso prático e restrito às informações necessárias para cada usuário, otimizando a gestão e fortalecendo a eficiência da rede estadual.
O “TÔAQUI Boletim Escolar Digital” é um sistema inovador que transforma o acompanhamento escolar, proporcionando praticidade e segurança para as famílias. Ele permite que pais e responsáveis verifiquem a presença dos estudantes em tempo real, acompanhem notas, verifiquem ocorrências e justifiquem faltas diretamente pelo aplicativo.
“O Prêmio Inova é uma oportunidade excelente para divulgar este projeto e expandi-lo para outras escolas. Essa iniciativa me fez um diretor melhor, ajudando a reduzir minhas demandas e a preparar meus alunos da melhor forma possível, como eles merecem”, conta Emanuel de Oliveira Dias, diretor da E.E. Dom Cavati, em Caratinga, e criador do projeto.
O Prêmio
O Prêmio é realizado desde 2016 pela Seplag/MG, destinado a servidores, empregados públicos, estagiários e bolsistas que atuam na Administração Pública Estadual. Além do reconhecimento, os três primeiros lugares de cada modalidade foram premiados em dinheiro, com a seguinte premiação: 1º lugar – R$ 15 mil; 2º lugar – R$ 11,25 mil e 3º lugar.
Nesta 8ª edição do prêmio, o voto popular foi para definir os vencedores do selo “O Estado Sabe Ouvir”. Os oito finalistas da categoria Iniciativas Implementadas de Sucesso foram avaliados pelos cidadãos como forma de certificar que os trabalhos melhoram a vida da população.
Os três primeiros colocados receberam o selo concedido pela OGE-MG. Eles poderão utilizá-lo em ações de comunicação, cartões de visita, currículos, assinaturas de e-mails e páginas na internet, atestando o reconhecimento pelo cidadão.