O Ministério da Educação, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, convida as escolas a participarem da V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente – CNIJMA, um processo que mobilizará as escolas brasileiras públicas e privadas, urbanas e rurais, da rede estadual e municipal, assim como escolas de comunidades indígenas, quilombolas e de assentamento rural, que possuem pelo menos uma turma do ensino fundamental, anos finais, cadastradas no Censo Escolar de 2016, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP).

A V CNIJMA que terá como tema, “Vamos Cuidar do Brasil Cuidando das Águas” é uma ação que contribui para a implementação da Lei nº 9.795/1999, que estabelece a Política Nacional de Educação Ambiental, e da Lei Federal nº 9.433/97 (Lei de Águas), que instituiu a Política Nacional de Recursos Hídricos. Essa é mais uma oportunidade de revisitar os documentos de referência como: a Carta da Terra, o Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental, aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação pela Resolução CNE/CP nº 02/2012.

A V CNIJMA também acontece no âmbito do compromisso brasileiro com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Esta agenda possui 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) a serem implementados durante os próximos 15 anos. Além disso, a Conferência se insere no contexto da realização do 8º Fórum Mundial da Água: Compartilhando Água, que será sediado pelo Brasil, em Brasília – DF, de 18 a 23 de marco de 2018. Nesse sentido, sua escola está sendo convidada a enfrentar o desafio de educar para a sustentabilidade cuidando das águas e, em seu percurso, constituir-se como um espaço educador sustentável. Dessa forma, essa publicação orienta como participar desse processo. É um chamado para que a escola realize a Conferência envolvendo estudantes, profissionais da educação e toda a comunidade escolar para dialogar, refletir e agir em prol de cuidar do Brasil cuidando das Águas.

Sobre a conferência: clique [ AQUI ]

Regulamento: clique [ AQUI ]