O Governo de Minas dá um passo importante no compromisso para promoção da equidade racial na educação da rede.
A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) promove Seminário e Formação para a implementação da estratégia de Gestão Escolar para Equidade Racial, em Belo Horizonte.
Promovida em parceria com o Instituto Unibanco, a iniciativa integra as atividades do Programa Jovem de Futuro no âmbito do Programa Gestão pela Aprendizagem e será implementada inicialmente em 60 escolas de todo o estado.
Na terça-feira (13), dezenas de diretores e especialistas da Educação Básica (EEB’s) participaram da primeira etapa da Estratégia da Gestão para Equidade Racial. “É um plano desenvolvido, juntamente com o Instituto Unibanco, para sensibilizar gestores educacionais e todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem dos nossos estudantes sobre a importância de promover a igualdade racial nas escolas”, detalha a Subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica da SEE/MG, Kellen Senra.
Para apoiar o desenvolvimento de ações de equidade nas escolas, os servidores estaduais terão acesso ao Caderno de Gestão Escolar para Equidade Racial. O documento, desenvolvido pelo Instituto Unibanco, reúne 39 práticas pedagógicas testadas e aprimoradas para auxiliar na aplicação de uma agenda de educação pró-equidade racial em sintonia com os dispositivos da Lei.
“É uma estratégia que o Instituto Unibanco já vem desenvolvendo com o objetivo de apoiar as redes estaduais na implementação da Lei 10.639/03, que estabeleceu diretrizes e bases da educação nacional para inclusão no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática ‘História e Cultura Afro-Brasileira’”, explica a coordenadora de Implementação de Programas e Projetos do Instituto Unibanco, Aline Andrade.
A ação soma-se ao trabalho desenvolvido pela SEE/MG, que já promove a inserção dos conteúdos da história e cultura afro-brasileira e africana no currículo escolar por meio do Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG), alinhados à legislação federal, a Base Nacional Comum Curricular e as Diretrizes Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais.
Programação construída com a rede
A programação da Formação da Estratégia de Gestão Escolar para Equidade Racial foi construída em parceria com a rede de estadual de ensino. Entre os palestrantes, estavam as professoras da rede Débora Jacques e Célia Alves, idealizadoras do projeto “Reconhecendo Raízes – Identidade e Cultura de uma Educação Antirracista”, desenvolvido na Escola Estadual Carlos Góes, em Belo Horizonte.
“O projeto começou com a capacitação de professores trazendo temas como identidade, colorismo, racismo estrutural, cotas e leis antirracistas. Posteriormente, foram desenvolvidas 16 oficinas na escola para os estudantes participarem”, conta Débora.
Com a implementação de ações efetivas em prol de uma educação antirracista no estado, a expectativa da docente é de reeducação racial e combate ao racismo. “Que a escola seja um ambiente acolhedor, onde o aluno negro e aquele considerado pardo/preto não tenha vergonha de o ser. Não só na escola pública, mas em todos os locais. Com esse fortalecimento e prática normalizada, a expectativa é maravilhosa no combate ao crime de racismo”, completa Célia.
Trabalho contínuo
As ações da Estratégia da Gestão para Equidade Racial seguem durante todo o ano letivo e incluem a realização de formações presenciais e virtuais para gestores escolares. As capacitações abordarão temas como racismo estrutural, branquitude e equidade racial, com o objetivo de sensibilizar e capacitar os gestores para combater práticas discriminatórias no ambiente escolar.
Além disso, uma formação virtual específica será oferecida aos inspetores escolares. O foco será nos amparos legais e na importância da implementação e acompanhamento das políticas de equidade racial. Para monitorar a eficácia das ações, serão aplicadas avaliações periódicas de apreciação dos eventos realizados.
A mobilização das escolas e regionais também será uma parte essencial do plano. As instituições serão incentivadas a participar ativamente da estratégia, contando com apoio técnico contínuo e acompanhamento.
Sobre o Instituto Unibanco
O Instituto Unibanco é uma organização sem fins lucrativos que atua pela melhoria da qualidade da educação pública por meio do aprimoramento da gestão educacional. Seu objetivo é contribuir para a permanência dos estudantes na escola, a melhoria da aprendizagem e a redução das desigualdades educacionais. Tem como valores: acelerar transformações, conectar ideias, valorizar a diversidade e ser orientado por evidências. Fundado em 1982, integra o grupo de instituições responsáveis pelo investimento social privado do grupo Itaú-Unibanco.