A resolução de conflitos no espaço público da Escola vai tomar nova forma, com a implementação dos Núcleos para Orientação e Solução de Conflitos Escolares (NÓS). No dia 25 de setembro, a Secretaria de Estado de Educação, Ministério Público, entre outros parceiros, apresentaram essa proposta a cerca de 80 representantes de Escolas Estaduais das Superintendências Regionais de Ensino Metropolitanas A, B e C, presentes no Seminário para Mobilização/Sensibilização Justiça Restaurativa.

As atividades do encontro, realizado na sede da SRE Metropolitana A, foram conduzidas pela representante da Equipe dos Direitos Humanos da Secretaria de Estado de Educação, Laís Patrocino e pela Promotora de Justiça, Dra. Danielle Arlé.
Laís falou sobre a criação dos NÓS, que são parte do Programa JR nas Escolas, a composição desses núcleos, formação dos participantes, e convidou os representantes a aderirem a essa Política Pública.
A Promotora de Justiça, Dra. Danielle Arlé, proferiu palestra sobre Justiça Restaurativa na Escola, abordando conceitos e resoluções sobre o tema.
A JR, segundo a RES.CNJ 225/31.05.2016, constitui-se num conjunto ordenado e sistêmico de princípios, métodos, técnicas e atividades próprias, que visa à conscientização sobre os fatores relacionais, institucionais e sociais motivadores de conflitos e violência, e por meio do qual os conflitos que geram dano, concreto ou abstrato, são solucionados de modo estruturado”... que terá “como foco a satisfação das necessidades de todos os envolvidos, a responsabilização ativa daqueles que contribuíram direta ou indiretamente para a ocorrência do fato danoso e o empoderamento da comunidade, destacando a necessidade da reparação do dano e da recomposição do tecido social rompido pelo conflito e as suas implicações para o futuro”.

Os slides apresentados no encontro, estão disponibilizados no link: https://goo.gl/Y9RwDj

 

 

 

Rua Congonhas, 675 - Santo Antônio
Belo Horizonte - Minas Gerais
CEP: 30.330-100