A Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) lançou, nesta quarta-feira (3/7), a segunda temporada do podcast “Saber em Movimento”, dedicado à divulgação científica.
O programa retorna com uma nova identidade visual, mantendo seu propósito de apresentar as pesquisas desenvolvidas pela instituição à comunidade universitária e à sociedade mineira.
Entre julho e dezembro deste ano, estão planejados seis episódios para lançamento. Assim como em 2023, quando o “Saber em Movimento” explorou cinco pesquisas de diferentes áreas do conhecimento e unidades acadêmicas como a Escola de Design em Belo Horizonte, Divinópolis, Ubá, Frutal e João Monlevade, o podcast continuará abordando temas variados, ampliando sua abrangência para mais unidades da Uemg e entrevistando diversos pesquisadores e pesquisadoras.
O podcast adota uma linguagem democrática e acessível para explorar projetos de pesquisa, com foco nas suas aplicações práticas, resultados e desdobramentos. Além disso, busca expandir os horizontes da divulgação científica dentro da Uemg, valorizando o trabalho dos docentes e discentes e contribuindo para a geração de conhecimento.
Clique aqui e acesse a página do podcast para ouvir pela plataforma que preferir.
Nova identidade visual
Uma das novidades deste ano é a atualização na identidade visual do podcast, com um design minimalista desenvolvido pela Assessoria de Comunicação da Reitoria. A nova estética inclui elementos visuais mais legíveis, cores vibrantes e uma tipografia combinada, visando uma conexão mais dinâmica com o público.
O assessor-chefe de Comunicação da Uemg, Antônio Araújo, destaca que esta nova temporada reforça o compromisso da universidade com a divulgação científica e o conhecimento. “Cada episódio é uma oportunidade ímpar de conhecer as pesquisas desenvolvidas na Uemg, na voz dos autores desse conhecimento produzido, o que contribui para a valorização e a democratização da ciência”, diz.
Para a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Uemg, professora Vanesca Korasaki, o podcast chega em um momento oportuno para despertar o interesse da sociedade pela ciência. “Esperamos que, através desta nova temporada, possamos inspirar novas gerações de pesquisadores e contribuir para o desenvolvimento da cultura científica no Brasil”, afirma.
Editora Uemg ganha espaço
Outra novidade desta segunda temporada do “Saber em Movimento” é a Estação Editora Uemg, um novo segmento exibido ao final de cada episódio, que oferece recomendações de leitura baseadas nas publicações da Editora Uemg. Desde 2008, a editora tem contribuído significativamente para o desenvolvimento científico e educacional da universidade, disseminando conhecimento através de livros e periódicos gratuitos que abrangem desde trabalhos de pesquisa até extensão, todos desenvolvidos por autores associados à Uemg.
O primeiro episódio desta temporada já está disponível em plataformas como Spotify, Deezer, Amazon Music e Apple Podcasts. Ele aborda a descoberta de fósseis de dinossauros com cerca de 80 milhões de anos na Serra do Corpo Seco, em Ituiutaba, no Triângulo Mineiro, com o professor Pedro Buck, do curso de Ciências Biológicas, como convidado especial para discutir estas descobertas.