A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), em parceria com o Instituto Ânima, está realizando nos dias 26 e 27 de junho, em Belo Horizonte, o primeiro encontro do Projeto Socioemocional.
O evento reúne Superintendentes, Diretores Educacionais, Coordenadores de Inspeção e Analistas Educacionais das 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs) visando promover a construção de um ambiente escolar seguro, acolhedor e estimulante, desenvolvendo nos estudantes competências socioemocionais
Durante o encontro, foram apresentados os pontos coletados na pesquisa de Clima Escolar, realizada no início deste ano na rede estadual. Na abertura do evento, o secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, enfatizou a importância do momento para compreender o ambiente dinâmico e de aprendizado contínuo das escolas.
“Diariamente, nossos estudantes e profissionais enfrentam diferentes desafios de convivência entre os atores escolares. Isso demanda habilidades e competências essenciais para construir relações saudáveis e um ambiente acolhedor. É exatamente isso que buscamos com este projeto: fortalecer as competências socioemocionais dos nossos alunos, promovendo um desenvolvimento integral”, explicou o secretário.
A secretária de Estado Adjunta de Educação, Geniana Faria, destacou que o projeto representa uma conquista significativa para toda a rede, pois visa compreender o cenário e o contexto social que envolvem estudantes, educadores e famílias no ambiente escolar.
“Realizar um projeto organizado que realmente contribua para o desenvolvimento socioemocional de nossa rede, não apenas dos estudantes, é enriquecedor. Para desenvolver essas competências em alguém, precisamos primeiro desenvolvê-las em nós mesmos. Acredito que essa seja uma das principais dificuldades que enfrentamos ao compreender os diversos contextos de cada escola”, ressaltou Geniana.
Eixos e objetivos da pesquisa
A pesquisa com estudantes e servidores da rede estadual serviu para identificar aspectos relevantes para orientar no desenvolvimento de ações pedagógicas. Que incluem a melhoria da aprendizagem, a redução de problemas disciplinares e conflitos, o combate à evasão escolar, a promoção de um ambiente escolar mais acolhedor, o aprimoramento da saúde mental e bem-estar dos estudantes, o fortalecimento das relações entre escola, família e comunidade, entre outros aspectos relevantes.
A diretora-presidente do Instituto Ânima, Daniele Paz, comentou sobre a participação do Instituto como parceiro da Secretaria na condução deste projeto, integrando políticas pedagógicas aos desafios das competências socioemocionais.
“O Instituto realizou um levantamento para entender o clima escolar e as percepções de vida e saúde mental dos professores e estudantes. Com base nisso, colaboramos na definição de ações e projetos que atendam às necessidades específicas de cada contexto escolar para promover experiências significativas de aprendizado dentro desses espaços”, pontua.
Programação
O encontro de formação dos educadores foi dividido em dois dias. No primeiro dia, a SEE/MG ministrou palestras sobre a “Construção da Educação Socioemocional (legislação)”, apresentou o painel de dados sobre “As potencialidades da educação socioemocional no desenvolvimento das competências” e realizou workshops em grupos para discutir as ações pedagógicas do Projeto Socioemocional conforme a realidade de cada escola.
No segundo dia, será apresentada a proposta de trabalho a ser desenvolvida em toda a rede estadual, além de palestras sobre “Socioemocional/Engajamento: futuro da escola”. O encerramento incluirá uma sessão aberta para perguntas relacionadas à metacognição, área que trata da capacidade humana de monitorar e autorregular processos cognitivos.