No dia 12 de setembro, realizou-se no auditório da SRE Metropolita A o 1º Encontro das Novas Tecnologias Educacionais, com o objetivo de capacitar a equipe docente para o Projeto Acompanhamento Pedagógico Diferenciado. O APD visa mudar a trajetória escolar dos alunos não alfabetizados inseridos nas turmas de 4º ao 9º ano.
A organização do evento contou com a parceria dos setores do NEC – Núcleo Estratégico e de Comunicação, NTE – Núcleo de Tecnologia Educacional, DIRE-A, DIVEP, DTAE - Diretoria de Tecnologias Aplicadas à Educação e com a Professora Mariele Terra.

O evento iniciou-se com a fala da Diretora Educacional da SRE-A - Idalina Franco de Oliveira, que apresentou a equipe da SRE e também fez suas considerações a respeito do projeto APD. Logo em seguida, o servidor André Silva Cunha, do NTE, abriu o evento falando sobre o uso das ferramentas tecnológicas no Ambiente Educacional.
André projetou alguns vídeos sobre a evolução da tecnologia, reforçou também o valor da utilização das novas tecnologias existentes nas escolas e realizou o fechamento da capacitação. Fez suas considerações sobre o livro Conversa entre Educadores por meio de roda de conversa.
Participaram ainda do evento quatro palestrantes, os quais compartilharam com os presentes a incorporação do projeto tecnológico, a importância na usabilidade dos laboratórios nas escolas, a manuseabilidade das ferramentas para introdução do projeto e experiências vividas.
O Superintendente Robson de Abreu Parreiras falou sobre tecnologia, tirou dúvidas da plateia e a implantação de novas ferramentas que ainda estão em análise.
Kerolay Marques trouxe mais conhecimento e dados sobre a plataforma da Escola Interativa, que reúne objetos e recursos digitais para apoiar professores e alunos em processos de ensino.
A Professora aposentada, Marilene Terra, envolveu o público presente na demonstração de algumas ferramentas tecnológicas.
Kenia Campanella explicou aos participantes a manuseabilidade e a praticidade no desenvolvimento educacional de algumas ferramentas.
Em segundo momento, o NTE fará uma capacitação nos dias 27, 28 e 29 de setembro, em seu laboratório de informática. Oportunamente, as escolas receberão por e-mail mais detalhes.

As escolas que possuem o projeto APD e que queiram divulgar seus trabalhos, acesse a página clicando [ AQUI ]

 

 

Rua Congonhas, 675 - Santo Antônio
Belo Horizonte - Minas Gerais
CEP: 30.330-100