O concurso para eleger o mascote dos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg) engajará os estudantes na criação de um símbolo que represente o espírito da competição.
A iniciativa é uma realização da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), com apoio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio da Subsecretaria de Esportes (Subesp), e Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (Feemg).
A votação está aberta até o dia 19 de junho, e os interessados podem acessar o formulário disponibilizado pela organização do concurso, neste link.
“O concurso não apenas permitiu que os estudantes mostrassem sua criatividade, mas também propôs um objetivo inclusivo, envolvendo aqueles que não participam diretamente dos jogos esportivos”, afirma a diretora de Educação Infantil e Ensino Fundamental da SEE/MG, Danielle Chaves.
A disputa está em curso na rede estadual de ensino desde o dia 22 de abril, quando foi aberto o período de submissão dos desenhos, e encerrará no dia 5 de agosto, com a elaboração do mascote baseado no desenho vencedor.
Conheça os Mascotes Finalistas
Com muita criatividade, cada desenho finalista possui uma inspiração única, conforme relatado pelos concorrentes. Miguel Elias Perdigão, estudantes da Escola Estadual Manoel Loureiro, em João Monlevade, desenvolveu um mascote com deficiência, representando um atleta do Jemg com habilidades notáveis, inspirado em uma siriema. “Fiz um mascote portador de deficiência, com uma das pernas amputadas. Pensei nele como um atleta do Jemg com grande habilidades”, afirma.
Já Yan Rodrigues Valadares, da Escola Estadual Leonardo Gonçalves Nogueira, em Itaúna, escolheu a capivara como inspiração, destacando sua docilidade e presença comum em Minas Gerais, retratando-a como jogadora de vôlei. “Escolhi a capivara, pois ela é dócil e é comum ver esse animal em Minas Gerais”, diz o estudante.
Thayssa Ribeiro da Silva, da Escola Estadual Antônio Carlos, em Conceição das Pedras, criou um mascote baseado no lobo-guará, personificando a união, a paixão e o orgulho dos atletas mineiros, refletindo a variedade de esportes. “Ele personifica a união, a paixão e o orgulho dos atletas mineiros”.
Julia Dias Machado, da Escola Estadual Doutor Adiron Gonçalves Boaventura, em Rio Paranaíba, escolheu o Golden Retriever como representação, destacando sua natureza dócil e brincalhona, mas também sua determinação e força. “Meu desenho é representado por um Golden Retriever. A raça de cachorro golden é dócil, brincalhona e adorável. Mas, ao mesmo tempo, são determinados, ágeis, fortes e defensores”, explica.
Por fim, Matheus Gabriel Ribeiro, da Escola Estadual Lauro Afonso Megale, da cidade de Borda da Mata, desenhou o João-de-Barro representando um estudante indo para o Jemg levando consigo o que tem de mais valioso: sua casa e sua família. “Leva em seus braços sua casa feita de barro. Assim o aluno vai para o Jemg, levando o que tem de melhor dentro do seu coração, que é sua casa e sua família”, descreveu.
Fases do concurso
O concurso foi dividido em quatro etapas: seleção de um desenho por escola, escolha de um desenho pela Superintendência Regional de Ensino (SRE), seleção dos cinco finalistas por comissão composta por servidores da Feemg, Subesp e SEE/MG e, por fim, a votação popular.
A analista educacional da SEE/MG e membro da comissão de seleção dos desenhos, Rúbia Máximo, destaca a qualidade das criações dos estudantes: “O processo de escolha foi desafiador devido ao alto nível das propostas recebidas. Foi gratificante ver o talento dos jovens na elaboração dos mascotes”.
Resultado
A divulgação do vencedor acontece no dia 24 de junho. Para mais informações acesse o regulamento.
Sobre o Jemg
O Jemg é uma iniciativa da Sedese, por meio da Subsecretaria de Esportes, em parceria com a SEE/MG, que valoriza a prática esportiva escolar e a construção da cidadania dos jovens estudantes-atletas, de 12 a 17 anos. Voleibol, futsal, basquete, handebol e xadrez são alguns dos esportes praticados nos jogos. A execução técnica da competição é de responsabilidade da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (Feemg).