A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) aderiu à campanha conhecida nacional e internacionalmente como Movimento Maio Amarelo, voltada para a prevenção de acidentes e valorização do trânsito mais seguro.
As ações pedagógicas desenvolvidas pela SEE/MG para a campanha são embasadas nas diretrizes do Observatório Nacional de Segurança Viária, instituição que já realiza há onze edições ações voltadas para a efetiva educação para o trânsito, que está inserida na temática Contemporânea Transversal, contido no Currículo Referência de Minas Gerais. Com o tema “Paz no Trânsito Começa por Você”, o Maio Amarelo de 2024 promove a inclusão da sociedade no debate sobre a responsabilidade das ações individuais na construção de um trânsito mais seguro e pacífico para todos.
“Nossa ação, que trabalha essa temática de prevenção, envolve todos os estudantes da rede, desde o 1º ano do ensino fundamental até o ensino médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Acreditamos que essa sensibilização deve ser trabalhada já a partir da infância”, afirma a coordenadora de Temáticas Especiais e Transversalidade Curricular da SEE/MG, Rosália Diniz.
A campanha maio amarelo é desenvolvida em uma ação conjunta com os órgãos de segurança e trânsito do Estado de Minas Gerais, como é o caso da Polícia Civil, Polícia Militar, Departamento de Estradas e Rodagem (DER), Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e demais órgãos de trânsito. “É feita uma agenda entre esses órgãos para que se planeje o que será trabalhado dentro da temática estabelecida para o ano. Para 2024 as ações pedagógicas da SEE/MG serão desenvolvidas com base na formação realizada em parceria com a Fundación Mapfre”, afirma a coordenadora Rosália Diniz.
Formação em parceria com a Fundación Mapfre
A SEE/MG disponibilizou para a rede um memorando sobre a capacitação que é oferecida em parceria com a Fundación Mapfre, instituição parceira da educação em Minas Gerais desde 2012, que busca contribuir com a redução dos elevados índices de sinistros de trânsito a partir de projetos realizados por estudantes. Este ano foram selecionadas doze regionais para participar da formação, totalizando 3.051 servidores das Superintendências Regionais de Ensino (SRE) de Barbacena, Campo Belo, Coronel Fabriciano, Diamantina, Janaúba, Leopoldina, Pará de Minas, Ponte Nova, Pouso Alegre, São Sebastião do Paraíso e das Metropolitanas A e B.
Todas as escolas da regional indicam ao menos quatro professores para participar da formação de 40h fornecida pela plataforma da Mapfre. Além disso, são oferecidas aulas online, com duração de 2h, nas quais o professor aprofunda o diálogo da proposta do trânsito seguro. Após a formação, o professor está apto a desenvolver um projeto sobre a temática na escola.
“Juntamente com os demais colegas, ele elabora um projeto relacionado ao trânsito. E pode encaminhar esse projeto para a Fundación Mapfre para participar do concurso de projetos. Os doze melhores selecionados em Minas Gerais vão para São Paulo participar do evento nacional da Educação Viária Vital”, ressalta Rosália Diniz.
“O curso é bem amplo e assertivo nos textos de apoio e nas aulas. A partir da formação pude perceber a importância do maio amarelo, principalmente para os estudantes, visto que a maioria dos nossos estudantes faz o trajeto entre a casa e a escola caminhando. Assim, podemos reforçar a importância andar na calçada, de olhar para os dois sentidos antes de atravessar, e conhecer os símbolos do semáforo, por exemplo”, afirma Rafael Freire, professor intérprete de libras na Escola Estadual Pero Vaz de Caminha, em Belo Horizonte.