O período para a coleta das informações referentes à Matrícula Inicial do Censo Escolar 2023 vai até 31 de julho.

Os dados das escolas da rede estadual de Minas Gerais estão sendo migrados do Sistema Mineiro de Administração Escolar (Simade) para o EducaCenso, ferramenta que faz uma radiografia detalhada do sistema educacional brasileiro. O gestor deve ficar atento para, após a migração, conferir os dados e, caso seja necessário, acrescentar a informação faltante de acordo com a data base do censo, que neste ano foi 31 de maio. Nesta etapa, são inseridos as informações referentes aos gestores, escolas, turmas, alunos e profissionais escolares em sala de aula.

Após o dia 31 de julho, os dados serão validados e confirmados para publicação pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) do governo federal. Os resultados têm previsão de serem divulgados no mês de setembro. Após essa publicação, iniciará o período de Retificação.

A divulgação dos dados finais está prevista para janeiro de 2024. Já a segunda etapa (Situação do Aluno) ocorrerá a partir de fevereiro do próximo ano, com a apuração das informações relativas ao movimento (quantos alunos foram transferidos, deixaram de frequentar a escola ou faleceram) e ao rendimento dos estudantes (quantidade de aprovados ou reprovados), ao término do ano letivo.

Censo Escolar

Principal pesquisa estatística da Educação Básica, o Censo Escolar é coordenado pelo Inep e realizado em regime de colaboração entre as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação, com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país. O levantamento abrange as diferentes etapas e modalidades da educação básica: ensino regular, educação especial, educação de jovens e adultos (EJA) e educação profissional e tecnológica.

As estatísticas de matrículas servem de base para o repasse de recursos do governo federal e para o planejamento e a divulgação das avaliações realizadas pelo Inep. O censo também é uma ferramenta fundamental para que os atores educacionais possam compreender a situação educacional do Brasil, das unidades federativas e dos municípios, bem como das escolas, permitindo-lhes acompanhar a efetividade das políticas públicas educacionais.

Essa compreensão é proporcionada por meio de um conjunto amplo de indicadores que possibilitam monitorar o desenvolvimento da educação brasileira. Entre eles, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), as taxas de rendimento e de fluxo escolar, além da distorção idade-série: todos calculados com base no Censo Escolar. Parte dos indicadores também serve de referência para o monitoramento e cumprimento das metas do Plano Nacional da Educação (PNE).

 

 

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