A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) e o Instituto Unibanco realizam em 29 e 30 de novembro o “5º Seminário Gestão pela Aprendizagem: Expansão e Consolidação do Circuito de Gestão Mineiro” e a “Formação em Gestão para o Avanço Contínuo da Educação”, ambos presencialmente, no Dayrell Hotel & Centro de Convenções, centro da capital mineira.

Os eventos marcam a expansão do Jovem de Futuro | Circuito de Gestão Mineiro – que integra o Programa Gestão pela Aprendizagem da SEE-MG – para 12 Superintendências Regionais de Ensino (SRE), garantindo assim, o alcance da estratégia a todas as 47 SREs da rede estadual.

O objetivo do Seminário é mobilizar os profissionais da educação para embarcarem nessa estratégia de gestão das escolas de Ensino Médio que é o Circuito de Gestão Mineiro. Já as atividades de formação, que acontecem na sequência do evento, irão preparar e instrumentalizar gestores regionais e inspetores escolares das SRE para a implementação do Circuito nas SRE e nas escolas.

Programação

Com um público de 390 pessoas, o Seminário terá 4 horas de duração e contará com a presença de Igor Alvarenga, secretário estadual de Educação de Minas Gerais, e de Maju Azevedo, gerente de Implementação de Projetos e Programas Educacionais do Instituto Unibanco. A formação acontecerá na tarde do dia 29 e durante todo o dia 30, totalizando 12 horas. A perspectiva da formação é disponibilizar repertórios relevantes que compõem o Circuito de Gestão Mineiro na escola e na SRE, partindo dos saberes e das práticas que os profissionais já têm e realizam. Espera-se constituir um campo comunicativo comum e ampliar a compreensão e reflexão sobre o modelo e sobre o método que sustenta o Circuito de Gestão Mineiro.

No dia 28, aproveitando a oportunidade desse momento de expansão, será realizado um encontro de compartilhamento de saberes e práticas entre 100 gestores escolares e aproximadamente 40 gestores e técnicos das 12 SRE, que já implementam o Circuito de Gestão Mineiro desde 2019.

O encontro é a culminância de processo de Tutoria em Gestão Educacional e Escolar, uma ação de assessoria técnica contínua e estruturada, realizado desde julho deste ano, por meio de encontros virtuais e presenciais. “Em 2024, a partir das diretrizes da Gestão pela Aprendizagem, realizaremos o Circuito de Gestão, através do Jovem de Futuro, em todas as escolas do Ensino Médio. Através das formações contínuas, o gestor escolar analisa as rotinas e o plano de ação de sua escola, priorizando a qualidade de ensino e dando força em uma gestão escolar eficaz”, completa o secretário de Estado de Educação de Minas Gerais, Igor Alvarenga.

Para Maria Julia Azevedo, Minas Gerais vem construindo uma trajetória consistente de melhoria da aprendizagem dos seus estudantes, pautada no respeito às diferenças e no uso de dados e evidências para a busca de resultados educacionais. “A chegada do Circuito de Gestão a toda a rede é um momento crucial, pois permite buscar um equilíbrio ainda maior, que traga benefícios a todos, mas trabalhe ainda mais fortemente para reduzir as desigualdades educacionais”, destaca.

100% da rede no Jovem de Futuro

O programa começou com 24 Superintendências Regionais de Ensino (SREs) em 2019, passando para 35 em 2021, e agora chega às 12 SREs restantes (Almenara, Barbacena, Curvelo, Itajubá, Leopoldina, Manhuaçu, Ouro Preto, Pará de Minas, Paracatu, Passos, Patrocínio e Ubá), abarcando todas as 47 SREs da rede estadual. As atividades fazem parte do programa Jovem de Futuro, realizado no âmbito do Gestão pela Aprendizagem, presente no Estado de Minas Gerais, desde 2019, e que visa melhorar a qualidade da educação pública por meio de avanços na gestão educacional e escolar.