As formações são online e aliam teoria à prática em sala de aula.

Estão abertas as inscrições para as novas turmas dos cursos online “Leitura vai, escrita vem” e “Nas tramas do texto”. As formações são ofertadas pelo Programa Escrevendo o Futuro, que é uma iniciativa da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). Podem participar professores de Língua Portuguesa dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio.

.: OBJETIVOS :.

► Oferecer reflexões teóricas e sugestões práticas para os professores que queiram aprimorar dinâmicas de sala de aula para o ensino de leitura na escola;
► Promover a autonomia e a desenvoltura do professor para criar e adaptar suas aulas levando em conta os conhecimentos prévios de seus alunos;
► Aguçar a percepção para as diferentes maneiras de ler um texto, diferentes modos de trabalhar com o texto em sala de aula, os efeitos de sentido de recursos expressivos do texto, a variação nos gêneros do discurso.

.: PROGRAMA :.

O curso está organizado em quatro unidades:

Unidade 1: Concepções e práticas de leitura.
Unidade 2: Planejamento de atividades para aulas de leitura.
Unidade 3: Como ensinar leitura: dinâmicas de sala de aula e seus objetivos.
Unidade 4: Avaliação de leitura.

.: METODOLOGIA :.

O curso é auto formativo (sem mediação) e oferece uma Sala de Professores virtual para troca de experiências entre os participantes. As atividades podem ser feitas no horário definido pelo cursista dentro da duração total do curso.

Para refletir sobre o processo de aprendizagem, ao final de cada unidade o participante responde a uma autoavaliação. E ao final do curso, responde a um questionário geral para avaliar seu aprendizado.

Saiba mais clicando AQUI

 

.: OBJETIVOS :.

Nas tramas do texto foi criado com o objetivo de proporcionar a reflexão sobre questões teóricas e práticas relativas ao ensino e à aprendizagem de produção de textos, por meio da análise de produções escritas por jornalistas, escritores e, principalmente, estudantes. E do aprofundamento conceitual nos conteúdos mobilizados nos processos de escrita e de reescrita.

.: PROGRAMA :.

O curso está organizado em quatro módulos:

► Módulo 1

Produção de texto: uma prática social
O que é texto?
Textualidade: fatores pragmáticos discursivos
Outros fatores da textualidade

► Módulo 2

Sequências tipológicas e textualidade
Textualidade: coerência e coesão
Narrativa em textos de alunos

► Módulo 3

A crônica como produto cultural
Modos de construção da textualidade na crônica
As tramas da crônica
As tramas da crônica

► Módulo 4

Metodologia no ensino de produção de textos: da contextualização
Da produção do texto para a revisão: as decisões e ações didático-pedagógicas
A produção e revisão coletiva e seu potencial para as aprendizagens favorecidas
O trabalho em parceria e seu potencial para aprendizagens
Revisitando a análise dos textos dos alunos - Avaliação diagnóstica

.: METODOLOGIA :.

Este é um curso auto formativo, elaborado de modo que você não precise de um mediador para a aprendizagem. O curso conta com recursos como: videoaulas; leituras e atividades comentadas; e fóruns autorregulados nos quais será possível trocar ideias e compartilhar compreensões com outros colegas cursistas.

Os estudos podem ser feitos no horário definido pelo cursista, desde de que dentro do período do curso. E para refletir sobre o processo de aprendizagem, ao final de cada módulo o participante responde a uma avaliação.

Saiba mais clicando AQUI

 

 

Rua Congonhas, 675 - Santo Antônio
Belo Horizonte - Minas Gerais
CEP: 30.330-100