Premiação de estudantes da Escola Estadual Isabel da Silva Polck no projeto Caça Asteroides, promovido pela NASA em parceria aqui no Brasil com o Ministério da Ciência,  Tecnologia e Inovação - MCTI.

"Nossa equipe, formada por alunos e professores da escola, já detectou preliminarmente seis asteroides nas quatro campanhas de 2022 e 2023 que participamos. Um deles, que fica no cinturão principal, foi observado mais vezes pela NASA e acabou sendo reconhecido este ano como uma detecção mais relevante, ganhando um nome provisório. Depois de mais alguns anos de estudo, este nome será substituído por outro escolhido por seus descobridores. Em reconhecimento a este bom trabalho, nossa equipe se destacou das demais e recebeu medalhas de honra ao mérito no evento da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Brasília de 2023." - Fabrício Nelson Lacerda.

O projeto Caça Asteroides propõe que estudantes do mundo todo, orientados por seus professores, atuem como cientistas cidadãos colaborando com a agência espacial dos EUA na descoberta de novos asteroides. Esta busca é importante para ser possível identificar o mais breve possível algum objeto que esteja possivelmente em rota de colisão coma Terra. O filme "Não  olhe para cima" nos dá uma boa dimensão da importância deste trabalho.
 
Cada equipe recebe imagens do céu produzidas por dois telescópios no Hawai e as analisa usando um software específico em busca dos asteroides. Caso encontre algum, envia para a NASA um relatório e aguarda até que esta detecção seja reconhecida ou não. Dos mais de 60 objetos identificados pela nossa equipe, apenas 6 foram reconhecidos como asteroides.
 
O projeto é desenvolvido na escola pelos professores de Física Fabrício Lacerda e Lucas Abreu e conta com a participação dos alunos, Otávio Macedo Moulaz, Eduarda Silva Soares e Kauã Richard de Jesus Mota.
 

 

 

Rua Congonhas, 675 - Santo Antônio
Belo Horizonte - Minas Gerais
CEP: 30.330-100