Em maio deste ano, os alunos da Escola Estadual Odilon Behrens, turno da tarde, orientados pela professora de geografia Cristina Soares, participaram da 26ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astrofísica (OBA)e da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG).

A OBA é uma olimpíada nacional, realizada nas escolas brasileiras, previamente inscritas, cujo objetivo é despertar nos estudantes o interesse pelo estudo da ciência astronômica.A prova, aplicada no dia 19/05/2023 (sexta-feira), trabalha os conceitos iniciais, unindo o que você aprendeu em sala de aula, com interpretação de texto e ao bom uso do raciocínio lógico.

Já a MOBFOGA ocorre paralelamente à Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e é considerada uma olimpíada inteiramente experimental. Ela consiste em construir e lançar foguetes o mais distante possível, a partir de uma base de lançamento. Ocorreu por meio da produção e lançamento de foguetes feitos a partir de diferentes materiais, como vinagre e bicarbonato de sódio. Após a medição dos lançamentos, considerando o alcance horizontal, foram premiadas internamente as maiores distâncias alcançadas. 

As três melhores equipes da escola foram convidadas para participar da 42ª JORNADA DE FOGUETES que acontecerá, ainda este mês, no período de 28/08 (segunda-feira) a 31/08 (quinta-feira), no Hotel Fazenda Ribeirão, Barra do Piraí, Rio de Janeiro.

“A OBA foi uma nova experiência desafiadora. É a primeira vez que ganhamos uma medalha de uma Olimpíada tão relevante em todo o país. Isso é enriquecedor para o nosso currículo. Ficamos muito surpresas com essa conquista e esperamos mais oportunidades. Foi de grande importância o incentivo da nossa professora Cristina e os demais professores. Somos gratas a eles e a escola pela oportunidade e toda ajuda”, relataram as alunas Rayssa e Ana Clara.

“A participação dos alunos em Olimpíadas Científicas é uma oportunidade ímpar de aprofundar os conhecimentos e colocar em prática o que é estudado em sala de aula. Foram muitos dias de estudo e experiências, mas vale a pena acreditar no potencial de nossos estudantes. Estou muito orgulhosa em ver os alunos da Escola Estadual Odilon Behrens levarem o nome de Barão de Cocais para uma competição científica nacional tão importante como a Jornada de Foguetes, parte integrante da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.”, declarou a professora Cristina.

 

Fonte: Raquel Quintao / E. E. Odilon Behrens

 

 

Rua Congonhas, 675 - Santo Antônio
Belo Horizonte - Minas Gerais
CEP: 30.330-100