Em parceria com a Fundación Mapfre, por meio do projeto Viver com Saúde, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), realizou o 1º Webinário de Saúde Mental e Emocional nas Escolas.

Reunindo mais de mil pessoas simultaneamente, a live trouxe a proposta do curso Saúde Mental e Emocional na Escola, como uma formação para os professores e gestores escolares a diferenciarem transtornos mentais de questões de saúde mental, como autismo e Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).

O webinário introduziu aos servidores teorias acerca da saúde mental e a sua importância, explicações sobre a mente e explicações sobre a relação da escola com a saúde mental. Também foi trazida a saúde mental do educador como um ponto igualmente sensível no contexto escolar, tema que será abordado ao longo da formação. “Entendemos que podemos colaborar com a saúde mental de toda rede, falando do adoecimento no trabalho”, reforça o coordenador Anderson Rosa. 

Por meio da relação entre escola e saúde mental, foi feita uma dinâmica com a participação dos educadores presentes ao vivo, acessando um link para introduzirem uma palavra que, para cada educador, representasse esta relação.  As palavras mais citadas pelos educadores ficaram em evidência. Acolhimento, empatia, ansiedade e preocupação foram umas das lembradas pelos que interagiram. 

Segundo a psicopedagoga Alcione Marques, a dinâmica trouxe “um pouco da representação da relação entre a escola e a saúde mental que está na cabeça de todos nós”. De acordo com ela, a proposta é que durante a formação os educadores possam repensar a relação estabelecida entre a escola e o tema da saúde mental. 

O curso Promoção da Saúde Mental e Emocional na Escola 

A formação, que estará disponível em 2 módulos para os educadores, busca estabelecer as relações entre saúde mental e o contexto escolar. O objetivo é compartilhar conhecimentos qualificados sobre saúde mental e emocional de crianças e adolescentes, contribuindo para que as escolas cumpram seus objetivos educacionais. 

O curso será dividido em dois módulos, que serão disponibilizados na plataforma da Escola de Formação a partir da 2ª quinzena de setembro, com o primeiro módulo: Entendendo a Saúde Mental nas Escolas. O segundo módulo: Comportamentos Autodestrutivos será disponibilizado em meados de outubro. Os professores receberão avaliações e serão consultados sobre pontos que julgam importantes para serem abordados em módulos posteriores. A live está disponível no canal do Youtube Estúdio Educação, neste link.

 

 

Rua Congonhas, 675 - Santo Antônio
Belo Horizonte - Minas Gerais
CEP: 30.330-100