Com cerca de 1200 jogos programados, divididos em 15 modalidades, (atletismo, badminton, basquetebol, ciclismo, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, taekwondo, tênis de mesa, voleibol, voleibol de praia e xadrez.) e a participação de 1012 escolas, mais de 6400 estudantes-atletas, foi realizada na cidade de Uberaba, no período de 1º a 6 de agosto, a Etapa Estadual dos Jogos Escolares de Minas Gerais, JEMG, edição de 2023.

A Etapa Estadual é a etapa final dos Jogos Escolares de Minas Gerais – JEMG/2022 e  considerada seletiva estadual, indicando suas escolas e os estudantes-atletas representantes para as etapas nacionais.
Nesta etapa, acontecerão as finais dos esportes coletivos, com a participação das escolas campeãs nas 6 regionais e os 4 primeiros do xadrez, em cada módulo e naipe. Acontecem também as competições das modalidades individuais e paralímpicas. É na etapa estadual que as escolas de Belo Horizonte participam da competição com os campeões das modalidades coletivas e os quatro primeiros lugares do xadrez e os classificados nas modalidades individuais (conforme critério de classificação de cada modalidade previsto em seu respectivo regulamento específico), previamente selecionados nos Jogos Escolares de Belo Horizonte − JEBH/2022, das escolas públicas e particulares.

A abertura oficial dos Jogos foi realizada no dia 02/08/2023, no espaço do EXPOZEBU, com uma cerimônia marcante, conforme fotos abaixo.
Dentre as escolas jurisdicionadas à SRE Metropolitana A, 20 foram inscritas nas mais variadas modalidades, sendo as seguintes:

De Belo Horizonte – Colégio Santo Agostinho – BH, Colégio Santo Antônio, Colégio Tiradentes Argentino Madeira, EE Augusto de Lima, EE Caetano Azeredo, EE Pero Vaz de Caminha, EE Professor Leopoldo de Miranda, EE Sagrada Família II, EM Professora Eleonora Pierussetti, Instituto de Educação de Minas Gerais, Instituto Padre Machado;
De Belo Vale, EE. Dr. Gama Cerqueira
De Brumadinho EM Nilza de Lima Sales
De Nova Lima, EE Maria Josefina Sales Wardi, Colégio Santo agostinho Nova Lima, , Coleguium - Unidade Jardim Canadá da cidade de e Colégio Batista Mineiro Unidade Alphaville
De Sabará tivemos EE Paula Rocha, EE Presidente Juscelino Kubitscheck de Oliveira e EE Professora Angélica Maria de Almeida.

- E.E. Maria Josefina Sales Wardi Nova Lima 2º lugar em Judô com Sarah Veloso Sanches Fernandes
- E.E. Pero Vaz de Caminha Belo Horizonte 3º lugar em Judô com Lucas Fabio S. do Nascimento
- Coleguium - Unidade Jardim Canadá Nova Lima - 3º lugar judô com Ana Beatriz Pena Schoenel

- Instituto Padre Machado, conquistou medalha de ouro no Voley Feminino Mód. II, no Basquete Masc. Mód. II, e ainda conquistou medalhas na natação;
- Colégio Santo Agostinho – Nova Lima – 3º lugar no Basquete Masc. II,
- Colégio Santo Agostinho – Nova Lima - 2º lugar Handebol Feminino I
- Colégio Santo Agostinho – BH 3º lugar no Basquete Feminino I
- Colégio Santo Agostinho - BH 1º lugar no Futsal Masculino Colocação II
- Colégio Santo Antônio Belo Horizonte 1º lugar no Basquete Masculino I
- Colégio Batista Mineiro - Floresta 1º lugar no Futsal Feminino I
- Colégio Batista Mineiro - Floresta 1º lugar no Futsal Masculino I
- Colégio Batista Mineiro - Floresta 3º lugar no Futsal Feminino II
- Colégio Batista Mineiro - Floresta 4º lugar no Handbol Masculino I
- Colégio Batista Mineiro - Floresta 3º lugar no Handbol Feminino II

- Escola Santo Tomás de Aquino - 1º lugar Handebol Feminino I

O JEMG é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDESE), por meio da Subsecretaria de Esportes, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE). A execução técnica é de responsabilidade da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais – FEEMG.