Os cerca de 1,6 milhão de estudantes das 3.420 escolas da rede pública estadual de ensino mineira seguem descansando até o dia 31 de agosto. Porém, se engana quem pensa que as unidades escolares permanecem fechadas neste mês de julho.

O recesso escolar é o momento em que os gestores aproveitam para realizar pequenos reparos na infraestrutura das unidades.

Os diretores utilizam os recursos de Manutenção Predial disponíveis na Caixa Escolar para realizar reparos em telhados, pintura nas salas de aulas e áreas externas, soldagem dos corrimões e grades, reparos nos banheiros, troca de pisos, poda de árvores, limpeza das calhas entre outros pequenos consertos. São reparos que não necessitam de planilhas e autorizações do Órgão Central da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG).

O diretor da Escola Estadual Barão de Macaúbas, de Belo Horizonte, Eduardo Antunes, pontua a importância do momento. “A escola tem aproximadamente 1.200 estudantes nos dois turnos e não temos salas vazias. Por isso, esses pequenos reparos o ideal é fazermos no período do recesso escolar porque não temos salas disponíveis para remanejá-los. Precisamos desse tempo sem os alunos no ambiente para fazer essas reformas”, explica o diretor Eduardo.

Na Escola Estadual Adalberto Ferraz, também as salas de aulas estão passando por modificações. Lá, a pintura das paredes está a todo vapor. “Este é o momento ideal para que os estudantes não tenham contato com o cheiro da tinta. Quando eles retornarem, eles terão um ambiente limpo, mais aconchegante, mais bonito, mais agradável para participar das aulas”, ressalta a diretora Camilla Andrade Silveira.

Após duas semanas de descanso, mas de muito trabalho nas escolas, para receber todos os estudantes e professores, as aulas serão retomadas na próxima terça-feira (1/8).