Professores de educação física da rede estadual de ensino de Minas Gerais podem se inscrever para participar do curso “Paradesporto na Escola - 2ª Edição”. A formação é ofertada na modalidade de educação a distância (EAD), pela Escola Virtual do Observatório do Esporte da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese).

Os interessados podem se inscrever no site https://ead.observatoriodoesporte.mg.gov.br. Assim que realizar a inscrição, o candidato terá um prazo máximo de 120 dias para concluir o curso.

De acordo com o analista de Políticas Públicas e responsável pela Escola Virtual do Observatório do Esporte de Minas Gerais, Arthur Duarte, a formação tem como objetivo apresentar os conteúdos que poderão facilitar no processo de inclusão de estudantes com deficiência nas aulas e/ou na prática de modalidades paradesportivas nas escolas. “A abordagem trazida na qualificação pretende iniciar o diálogo e realizar uma introdução sobre a inclusão efetiva das pessoas com deficiência no paradesporto escolar. O curso traz vídeos de experiências com o tema, imagens que desenvolvem conceitos importantes e materiais que podem auxiliar o professor, no dia a dia, a tratar a temática“, destacou Arthur Duarte.

O curso é online, a distância e autoinstrucional. “Ele pode ser realizado por todos, inclusive pelos professores das 3.461 escolas da rede, caso se interessem”, complementa o analista.

A qualificação contempla a história do paradesporto e discute sua importância e as barreiras para inclusão das pessoas com deficiência, inclusive no ambiente escolar. Serão abordadas ainda, questões sobre a educação física escolar inclusiva, o papel dos professores e da família no processo de inclusão e as alternativas e exemplos de como os estudantes com deficiência podem participar das aulas e competições esportivas como os Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG) e o Programa Geração Esporte. Outra abordagem é a capacitação para desenvolvimento de materiais, a partir de recursos recicláveis, que podem auxiliar no planejamento de aulas mais atrativas para os estudantes com deficiência.

O curso foi desenvolvido pelo Observatório do Esporte de Minas Gerais, em parceria com a Diretoria de Incentivo ao Desporto Educacional e Diretoria de Incentivo ao Esporte de Participação e Rendimento, que integram a Subsecretaria de Esportes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais. Para mais informações e esclarecimentos de dúvidas, os interessados podem enviar e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 

Rua Congonhas, 675 - Santo Antônio
Belo Horizonte - Minas Gerais
CEP: 30.330-100