O Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI), iniciativa que ganhou destaque nos últimos três anos no Estado de Minas Gerais, vem proporcionando aos alunos das escolas estaduais da rede estadual de ensino uma formação completa com foco no protagonismo. Uma das modalidades oferecidas é a profissional, com a formação técnica concomitante e integrada ao ensino médio.

Atualmente, 150 escolas estaduais de Minas já contam com o modelo e a previsão é de que o EMTI Profissional alcance cerca de 300 unidades de ensino em 2023.

O diferencial do EMTI Profissional está na formação agregada a preparação para o mercado de trabalho com atividades integradoras, além das práticas e ações pedagógicas próprias da metodologia de educação integral. “No EMTI profissional é possível garantir além da preparação para o mercado de trabalho, a formação para a vida, o desenvolvimento de habilidades e a excelência acadêmica”, explica a coordenadora do EMTI na Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), Cláudia Lobo.

A Escola Estadual Industrial Professor Fontes, localizada no bairro Horto, em Belo Horizonte, é uma das unidades que ofertam a modalidade profissional no EMTI, com os cursos técnicos nas áreas de Eletrônica, Eletrotécnica e Mecânica. A diretora da instituição, Érika Patrícia, conta como se deu a transformação da escola de educação profissional a unidade de Ensino Médio em Tempo Integral. “Antes, a EE Presidente Dutra, que fica ao lado da nossa, ofertava o Ensino Médio Regular, e EE Industrial Professor Fontes somente os cursos técnicos. Dessa forma, os alunos estudavam nas duas escolas, sendo a Base Nacional Comum Curricular e as atividades integradoras ofertadas pelo Dutra e o técnico pelo Industrial Professor Fontes. Desde 2021, cada escola assumiu de forma independente os seus respectivos cursos como unidades de EMTI”.