A Educação mineira é destaque no Ranking de Competitividade dos Estados, publicado pelo Centro de Liderança Política (CLP), que visa apoiar os líderes públicos brasileiros nas tomadas de decisão, com foco na melhoria da gestão dos seus Estados.

Minas Gerais manteve a segunda posição em 2023, mesma alcançada no ano passado, demonstrando que o Estado vem investindo em medidas que fortalecem e impactam tanto o desenvolvimento econômico quanto social no âmbito educacional.

Em relação à Educação, a metodologia do ranking leva em consideração um amplo conjunto de medidas que precisam ser tomadas para reverter a situação e que vão muito além da melhora da qualificação e remuneração dos docentes, sendo que a melhoria da gestão das unidades educacionais deveria estar no centro das prioridades. Foram contemplados indicadores de taxa de frequência líquida e qualidade nos ensinos fundamental e médio, além do Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB) e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O pilar também inclui o indicador de ‘avaliação da educação’, premiando os Estados que possuem um programa estadual de avaliação da educação básica.

Em razão da sua importância econômica e social, e considerando as graves carências  existentes nos estados, o pilar Educação possui o 4º maior peso do ranking (11,5% do total), sendo complementado ainda pelo pilar Capital Humano. Enquanto Educação avalia as condições atuais da educação no País, o de Capital Humano examina o nível educacional dos indivíduos que já estão no mercado de trabalho e seu impacto sobre a produtividade da economia, além de aspectos ligados à inserção da mão de obra no país.

Os estados mais bem colocados, no Ranking de Educação, foram SP, MG e PR, respectivamente. Em relação à edição de 2022, São Paulo e Minas Gerais mantiveram as posições, enquanto o Paraná subiu da 5ª para a 3ª colocação. No ranking geral de Competitividade dos Estados, Minas Gerais ganhou duas posições, alcançando a 6ª posição entre os estados e Distrito Federal.  Outros potenciais destaques do estado foram nos índices de sustentabilidade social, inovação, segurança pública e sustentabilidade ambiental. Confira os dados de Minas Gerais neste link.

Ranking de Competitividade dos Estados 

O Ranking de Competitividade dos Estados tem como objetivo principal alcançar um entendimento mais profundo e abrangente das 27 unidades da federação, trazendo para o público uma ferramenta simples e objetiva para pautar a atuação dos líderes públicos brasileiros na melhoria da competitividade e da gestão pública dos seus Estados. 

Ao mesmo tempo, o Ranking de Competitividade dos Estados pode representar também uma ferramenta bastante útil para o setor privado balizar decisões de investimentos produtivos, ao estabelecer critérios de atratividade em bases relativas entre os Estados, de acordo com as especificidades de cada projeto de investimento.

Para definir a estrutura, composição e a metodologia de cálculo do Ranking de Competitividade dos Estados, foi empreendido um amplo estudo da literatura acadêmica especializada, bem como da experiência nacional e internacional na confecção de rankings de competitividade.

Como resultado final, foram selecionados os indicadores considerados fundamentais para a promoção da competitividade e melhoria da gestão pública dos Estados brasileiros, distribuídos em 10 pilares temáticos: infraestrutura, Sustentabilidade Social, Segurança Pública, Educação, Solidez Fiscal, Eficiência da Máquina Pública, Capital Humano, Sustentabilidade Ambiental, Potencial de Mercado e Inovação.

 

 

Rua Congonhas, 675 - Santo Antônio
Belo Horizonte - Minas Gerais
CEP: 30.330-100