Modelo de aprendizado usa tecnologia para formar pessoas preocupadas em solucionar problemas socioeconômicos contemporâneos.

As formas de aprendizado têm passado por grandes transformações. Elas se acentuaram na pandemia, em que o ensino virtual ganhou mais espaço. E, agora, ele divide novamente as atenções com o retorno do presencial. 

Tantas mudanças também envolvem questões emocionais e comportamentais. Para lidar com todos esses desafios, surge o conceito da educação 5.0.

 

O que é educação 5.0?
É o modelo de educação que se propõe a utilizar a inovação e os recursos tecnológicos disponíveis como ferramentas de ensino.

Mas não só isso, já que a educação 4.0 também já se pautava pelo princípio de usar a tecnologia para obter processos pedagógicos mais rápidos, precisos e eficazes.

A 5.0 vai além disso, inserindo entre suas diretrizes o desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais e a redução do impacto ambiental como princípio de vida.

 

Educação 4.0 e educação 5.0: entenda as diferenças
Em suma, na educação 4.0, a tecnologia já ocupava papel de destaque na sala de aula, direcionando atividades para os conhecimentos matemáticos, digitais e lógicos.

A educação 5.0 adiciona um forte viés colaborativo a essa fórmula. Além das relações entre os próprios alunos, ganham corpo suas interações com a sociedade em geral e a preocupação em criar um futuro que seja melhor para todas as pessoas.

 

Qual a relação da educação 5.0 com a sociedade 5.0?
A educação 5.0 é o caminho para a construção da sociedade 5.0. Essa definição se aplica a uma organização social que aplica soluções tecnológicas visando ao bem-estar das pessoas e à satisfação de suas necessidades.

Dessa maneira, recursos como big data, internet das coisas (IoT) e Inteligência Artificial devem ser usados para resolver problemas sociais e econômicos.

A educação 5.0 constitui a base para formar pessoas aptas a buscar soluções para esses problemas por meio da tecnologia.

 

Benefícios da educação 5.0
As pessoas que se inserem em seus processos de aprendizagem adquirem não só conhecimentos técnicos, mas também competências comportamentais.

Entre elas, podemos citar a habilidade de relacionamento interpessoal, criatividade, fluidez na comunicação e as capacidades de gestão de conflitos e de realizar trabalhos colaborativos.

 

Conheça os pilares da educação 5.0
O modelo, então, se caracteriza pelo foco no aprendizado ativo e colaborativo, fomentando o desenvolvimento socioemocional dos estudantes a partir de valores como sustentabilidade, diversidade e inclusão.

As trilhas formativas que seguem essa proposta se definem por temas como adaptabilidade, resiliência, inteligência emocional e empatia.

 

Dicas de como aplicar o modelo
Sua aplicação pressupõe o uso de ferramentas tecnológicas e digitais na rotina das escolas. Elas devem ser de fácil acesso, engajando os estudantes em sua utilização.

Também é fundamental que os educadores sejam qualificados para atuarem em cenários de educação 5.0.

As famílias dos alunos não podem ser excluídas do processo. Elas devem ser envolvidas na rotina de evolução dos estudantes e participar ativamente dela, sobretudo pela inclusão de habilidades socioemocionais na paleta de competências adquiridas.

 

 

FONTE: ifood news

 

 

Rua Congonhas, 675 - Santo Antônio
Belo Horizonte - Minas Gerais
CEP: 30.330-100