Estão abertas, até o dia 16 de agosto, as inscrições para o projeto Jovem Senador.

A iniciativa do Senado Federal selecionará, por meio de um concurso de redação, 27 estudantes do ensino médio de escolas públicas estaduais de todo o país, com idade até 19 anos, para vivenciarem o trabalho dos senadores em Brasília. A inscrição do aluno é feita pela escola e é efetivada com o envio da redação, ficha de inscrição e documentação para a Secretaria de Estado de Educação. Veja aqui as informações para envio.

O tema deste ano da iniciativa é “Cidadão que acompanha o orçamento público dá valor ao Brasil”. No intuito de envolver a comunidade escolar e proporcionar a reflexão sobre o tema anual, a equipe organizadora do projeto propõe que o tema seja trabalhado em sala de aula e uma redação, que segue os mesmos moldes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), seja feita como parte dos estudos. Depois de produzidas, a escola deve escolher o texto que representará a unidade de ensino. Somente uma redação por escola pode ser inscrita.

As secretarias de Educação realizam uma pré-seleção das redações. Cada secretaria escolhe três redações e as envia, sem classificar, para o Senado Federal, onde será feita a seleção final e definidos os três primeiros colocados no concurso. Todos os alunos classificados em primeiro lugar em suas unidades da Federação, e que viajarem a Brasília, serão diplomados “jovens senadores”. Além da viagem a Brasília, todos os finalistas recebem certificados e suas escolas são premiadas com kits de livros para compor o acervo da biblioteca.

De acordo com o cronograma da iniciativa, as secretarias de educação têm até setembro para encaminhar as redações ao Senado Federal. A divulgação do resultado do Jovem Senador 2019 está marcada para o mês de outubro. Já as atividades dos vencedores no Senado Federal acontecerão no mês de novembro.

Sobre o projeto

Durante o trabalho legislativo de uma semana, os jovens senadores vão propor três projetos de lei. Todo o processo será conduzido pela equipe de consultores legislativos do Senado Federal, os mesmos que assessoram os Senadores da República. Os projetos aprovados pelos jovens senadores são transformados em sugestões legislativas na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado Federal (CDH) e podem efetivar-se como leis em nosso país.

Confira o regulamento completo da iniciativa

 

 

Fonte: http://www2.educacao.mg.gov.br

 

 

Rua Congonhas, 675 - Santo Antônio
Belo Horizonte - Minas Gerais
CEP: 30.330-100