O Prêmio Gestão Escolar, concebido em 1998 pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED), estimula a melhoria da gestão das escolas públicas. Ao fazer o cadastro, os diretores têm acesso a um instrumento de autoavaliação dos processos de gestão e a um roteiro para o planejamento de um plano de ação – a ser construído com a comunidade escolar.

Participar é um ganho para a comunidade escolar, que pode utilizar as mesmas ferramentas para analisar a evolução dos processos de gestão.

O Prêmio busca reconhecer boas práticas, incentivar o aprimoramento dos processos de gestão e promover ações que possibilitem a troca de experiências entre gestores, multiplicando boas estratégias.

Desde a primeira premiação, em 1999, o Prêmio Gestão Escolar vem ganhando reconhecimento da comunidade educacional brasileira. Ao longo de sua trajetória, aproximadamente 34 mil escolas de todas as regiões do País participaram do Prêmio.

As escolas que participam são do ensino regular da educação básica, das redes públicas estaduais/distrital e municipais, representadas pelo diretor, que realizam o processo de auto avaliação.

A escola vencedora do ano de 2017 foi a E.E. Melo Viana, de Bonfim-MG. É administrada pela Diretora Zélia Aparecida Borges de Morais Naves, que possui trinta e cinco anos de experiência no Magistério e está na direção há um ano.

“ Abraçar a tarefa de participar do Prêmio Gestão Escolar 2017, inicialmente, foi um pouco sofrido em função das várias situações do cotidiano escolar. Na primeira reunião que eu realizei com a comunidade escolar, os professores, pais, alunos e demais funcionários optaram por não participarmos. Mas, em uma segunda reunião, consegui colocar a importância da reflexão das ações, buscando uma educação de qualidade, sendo então aceito, e o grupo, composto de alunos, professores, supervisores e ATB’S se dividiu em tarefas para análise de resultados com a comunidade, separar os documentos e fotos. Elencaram pontos positivos, como a paz, a tranquilidade e a harmonia da nossa escola, conquistados com o trabalho realizado e a organização dos espaços através da doação de livros danificados e leilão de bens permanentes danificados. Salientaram pontos que serão nosso desafio: diminuir a reprovação e a distorção série/idade. Por fim... a emoção, alegria e gratidão a Deus por todo o trabalho realizado. ”
Zélia Aparecida Borges de Morais Naves (Diretora).