Visando mobilizar a comunidade acerca da luta contra o câncer de mama, o movimento estimula a participação da população, empresas e entidades neste processo. Cada ano vem aumentando a adesão ao movimento mundial "Outubro Rosa", que busca alertar a sociedade sobre os perigos do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce.  

O movimento já é comemorado em todo o mundo, evidenciando a amplitude e importância da causa. Começou nos Estados Unidos, onde vários estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e/ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano, o mês de Outubro se tornou o mês referência na luta pela prevenção do câncer de mama. 

O nome remete à cor do laço rosa, símbolo histórico da luta contra o câncer de mama. Este foi adotado inicialmente na última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa  foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 . Em 1997, entidades nos Estados Unidos, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas a prevenção do câncer de mama, denominando como Outubro Rosa. Todas ações eram e são até hoje direcionadas a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. Atualmente, diversas cidades pelo mundo se enfeitavam com os laços e luzes rosas, principalmente nos locais públicos e oferecem serviços gratuitos em prol da prevenção e combate à doença.

Dado o recado, solicitamos a participação dos servidores da SRE Metropolitana A, colaborando com a divulgação de ações de prevenção! Clique aqui para acessar a cartilha online.

 

 

Rua Congonhas, 675 - Santo Antônio
Belo Horizonte - Minas Gerais
CEP: 30.330-100