Ouro Preto, cidade mundialmente conhecida pelo seu património histórico-cultural, foi palco, em 20/04/2017, do III Encontro Educadores (as) pela Liberdade.

Promovido pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, o evento reuniu gestores e professores de 47 Superintendências Regionais de Ensino de todo o Estado e palestrantes, tendo como objetivo ampliar os espaços de debate sobre temas atuais, como, por exemplo, juventude, democracia, feminismo e como se conectam com a Educação.

Durante a manhã, o III Encontro abordou o tema “Democracia, Educação e Criminalização da Juventude”, contando com as participações da Secretária de Estado de Educação, Senhora Macaé Evaristo; do Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação e Extensão da Faculdade Zumbi dos Palmares, Dr. Hédio Silva Júnior; da ex-Ministra de Estado das Mulheres da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, Nilma Lino Gomes; da jornalista de O Globo, Flávia Oliveira; da Presidente da União Colegial de Minas Gerais, Késsia Cristina Teixeira.

À tarde, foi feita a Apresentação do Memorial da América Latina, pela Coordenadora do Projeto República núcleo de pesquisa documentação e memória da UFMG, Professora Heloísa Starling. A Presidenta Nacional da União Nacional dos Estudantes, Carina Vitral; a Subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres, Larissa Amorim Borges e a Superintendente de Modalidades e Temáticas Especiais de Ensino, Iara Félix Viana discutiam o tema “Educação, Feminismo e Empoderamento”.